Concorrentes responderam a perguntas feitas por adversários e jornalistas, nesta terça-feira (23)
Sete candidatos ao governo do Distrito Federal participaram, na noite desta terça-feira (23), de debate da disputa eleitoral, realizado pelo portal Metrópoles. Estiveram presentes o governador Ibaneis Rocha (MDB), o senador Izalci Lucas (PSDB), a senadora Leila do Vôlei (PDT), o ex-secretário de Educação Rafael Parente (PSB), o deputado distrital Leandro Grass (PV), a conselheira tutelar Keka Bagno (PSOL) e o ex-vice-governador Paulo Octávio (PSD).
O debate foi dividido em cinco blocos:
- Primeiro bloco: candidatos fizeram perguntas entre si;
- Segundo bloco: jornalistas fizeram perguntas ao candidatos, com comentários feitos por outro concorrente e tréplica do primeiro participante;
- Terceiro bloco: candidatos fizeram perguntas entre si;
- Quarto bloco: entidades fizeram perguntas aos candidatos;
- Quinto bloco: considerações finais de cada candidato.
No primeiro bloco, cada candidato teve um minuto e meio para responder, e um minuto para o comentário. A réplica e a tréplica também foram de um minuto cada. Os temas discutidos foram mobilidade urbana, fila nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras), benefícios sociais e cultura.
No segundo bloco, cada um teve um minuto e meio para responder a perguntas feitas por jornalistas. O comentário de outro candidato e a tréplica tiveram duração de um minuto. Nesta etapa, os candidatos falaram de segurança pública, emendas para assistência social, corrupção e do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF).
Já nos terceiro e quarto blocos, o debate tratou de temas como saúde, educação para crianças com deficiência, esporte, participação das mulheres na economia, desenvolvimento industrial no DF e mobilidade.
Considerações finais
Ao final, cada um teve oportunidade de fazer as considerações finais. A ordem de fala foi definida a partir de um sorteio.
Leandro Grass disse que, como deputado distrital, fiscalizou e anunciou propostas, além de ter se conectado com as regiões da capital. “Se é possível no mandato de deputado, é o que eu quero fazer como governador”, declarou.
Paulo Octávio afirmou que pretende trabalhar a partir dos planos de metas apresentados pela sua chapa. “Na política, muito se promete e pouco se cumpre. Quero ser garantidor que tudo que nós colocamos nesse plano será cumprido”, disse.
Izalci Lucas declarou que quer devolver ao DF a característica de capital das oportunidades e esperança. “Não fui para o Parlamento como carreira. Tudo o que era necessário mudar na lei, nós mudamos, na ciência e tecnologia, na educação, na regularização.”
Keka Bagno disse que a capital nunca vivenciou tanta miséria, desigualdade e defendeu o direito das mulheres. “Sou conhecedora de mulheres vítimas de violência e feminicídio, a gente está aqui hoje, enquanto mulheres, para que a gente traga uma outra narrativa de fazer política.”
Rafael Parente questionou se a população quer um governo com escândalos de corrupção e com governantes que “não governam”. “É importante que vocês se perguntem que futuro a gente quer para as futuras gerações”, apontou.
Ibaneis Rocha defendeu sua gestão e afirmou que Brasília está “bem melhor” que antes de ele assumir o cargo. “Muitas obras de infraestrutura, com muitos programas sociais que foram criados para atender a população. Uma cidade que respira desenvolvimento.”
Leila do Vôlei declarou que é necessário trabalho, foco, determinação e disciplina para seguir um caminho de excelência. “Quero, como governadora dessa cidade, melhorar a vida das famílias do Distrito Federal”, afirmou.
Fonte: G1