Ministério da Saúde orientou que governos locais ampliassem público vacinado, de acordo com validade dos imunizantes. Segundo Secretaria de Saúde, estoques valem até dezembro de 2025; pasta vai continuar vacinando apenas adolescentes de 10 a 14 anos
Mesmo após orientação do Ministério da Saúde para ampliação do público-alvo da vacina contra a dengue, na sexta-feira (14), a Secretaria de Saúde do Distrito Federal decidiu não expandir a idade do público. Em Brasília, a imunização segue apenas para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
De acordo com a Secretaria de Saúde, a ampliação não é necessária, pois os estoques de vacina contra a dengue no DF têm validade até dezembro de 2025.
A nota técnica do Ministério da Saúde determina que:
- Doses com prazo de validade de dois meses: podem ser disponibilizadas para pessoas de 6 a 16 anos
- Vacinas com validade de até um mês: podem ser disponibilizadas para pessoas entre 4 e 59 anos
🔎Além disso, a nota define que os estados e o Distrito Federal podem fazer o remanejamento de doses para novos municípios de maneira temporária, de modo a não desperdiçar doses com data de validade próxima.
Cobertura vacinal no DF
💉 A vacina da dengue conta com duas doses, com intervalo de 90 dias entre elas. No DF, 118.705 doses foram aplicadas na população alvo – crianças e adolescentes de 10 a 14 anos – de 9 de fevereiro a 17 de dezembro de 2024, segundo a Secretaria de Saúde do DF.
👉 Veja aqui os locais de vacinação contra a dengue para adolescentes de 10 a 14 anos no DF.
A meta é vacinar 90% da população alvo, no entanto, a cobertura vacinal segue baixa tanto na primeira como na segunda dose.
Fonte: G1/DF