Equipes do GDF concluem escavação das trincheiras do viaduto do Riacho Fundo

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A obra vai proporcionar um deslocamento mais rápido e seguro a 100 mil motoristas que passam diariamente pela EPNB | Fotos: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

Trabalhadores do DER-DF estão focados na preparação do solo para receber as primeiras camadas de massa asfáltica; investimento supera R$ 22,3 milhões e irá beneficiar 100 mil motoristas diários

As obras de construção do Viaduto do Riacho Fundo entram na fase de preparo do solo para recebimento das primeiras camadas de massa asfáltica que irão revestir as pistas do elevado. O Governo do Distrito Federal (GDF) investe mais de R$ 22,3 milhões na construção da estrutura viária, gerando 300 empregos diretos e indiretos e garantindo um deslocamento mais célere e seguro a 100 mil motoristas diários, que trafegam pela EPNB.

Recentemente, as equipes do Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF) concluíram a etapa de escavação das trincheiras da estrutura. “Agora, estamos na fase de implementação das camadas de subleito e sub-base – as chamadas camadas estruturais”, detalha Sandra Martins, engenheira executora do contrato.

Segundo a servidora, a preparação do solo é crucial para garantir a durabilidade e segurança do tráfego de veículos. Por meio da execução das camadas, é possível consolidar uma base sólida para receber o asfalto, mitigando deformações futuras e assegurando uma vida útil mais longa para as vias.

“Estamos finalizando a instalação da rede de drenagem para, posteriormente, realizar a parte de aplicação da brita graduada tratada com cimento. A BGTC será utilizada no preparo do solo para recebimento da massa asfáltica. Em seguida, entramos com paisagismo dos taludes e os toques finais”, detalha.

Trânsito normalizado

Hyago Araújo: “As obras causam um certo transtorno aqui, mas sabemos que elas irão trazer benefícios para nós”

Em maio, o último desvio construído para as obras da estrutura viária foi desfeito e o fluxo de veículos, normalizado. Não há previsão de novas alterações no trânsito para execução dos serviços. “As obras não terão mais nenhum impacto no trânsito”, assegura a servidora do DER.

O empresário Hyago Araújo, 32 anos, tem um comércio em funcionamento há mais de 10 anos às margens de onde o viaduto está sendo construído. Ele lembra de como fica o trânsito na região em horários de pico. “Aqui é complicado demais, especialmente para quem está subindo no sentido Samambaia. É muito tumultuado e o transtorno é grande”, conta. “As obras causam um certo transtorno aqui, mas sabemos que elas irão trazer benefícios para nós”.

O viaduto terá duas pistas subterrâneas para atender aos dois sentidos da via, contemplando quem se desloca em direção a Samambaia e aqueles que desejam ir ao Plano Piloto

A também empresária Marcela Veras, 42, se diz otimista com o avanço das obras e destaca o reforço que o viaduto trará para a segurança viária. “O fluxo é bem carregado e não é muito seguro para quem deseja acessar o Riacho Fundo. A gente torce para que esse viaduto venha solucionar esse problema”, afirma.

Como vai ficar

Construído em trincheiras, o viaduto terá duas pistas subterrâneas para atender aos dois sentidos da via, contemplando quem se desloca em direção a Samambaia e aqueles que desejam ir ao Plano Piloto.

Com a conclusão da obra, o balão próximo ao 21º Grupamento de Bombeiro Militar será eliminado. A rotatória, atualmente, é usada pelos motoristas para acessar a região administrativa e a Área de Desenvolvimento Econômico (ADE), em Águas Claras, e costuma ficar engarrafada nos horários de pico.

As pistas terão 200 metros de comprimento cada uma e facilitarão o acesso tanto para o Riacho Fundo quanto para a ADE de Águas Claras.

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