Gratuidade é para estudantes da 3ª série do ensino médio. Cerca de 81 mil alunos podem ser beneficiados; veja como fazer
O prazo de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 termina às 23h59 deste sábado (21). A taxa de inscrição custa R$ 85, no entanto, alunos da rede pública do Distrito Federal não precisam pagar.
A regra vale para quem está na 3ª série do ensino médio. Segundo a Secretaria de Educação, em Brasília, o benefício atende cerca de 81 mil estudantes.
O exame está marcado para os dias 13 e 20 de novembro. Também termina neste sábado, o prazo para quem precisa pedir atendimento especializado nos dias de prova (veja cronograma mais abaixo).
Como fazer a inscrição?
A inscrição deve ser feita pela internet, na página do participante do Enem. Mas, atenção: os alunos da rede pública, mesmo dispensados do pagamento da taxa, precisam se inscrever, caso contrário, não poderão prestar o Enem.
Os estudantes que não estão isentos têm até a próxima sexta-feira (27), para pagar os R$ 85, por meio de boleto bancário, pix, ou cartão de crédito. As provas estão marcadas para dois domingos e, neste ano, tanto a versão impressa quanto a digital serão aplicadas no mesmo dia.
O Enem Digital é exclusivo para quem está concluindo ou já concluiu o ensino médio. Para esse grupo, o exame será realizado em laboratórios de informática de instituições escolhidas pelo Ministério da Educação (MEC).
Na hora da inscrição o aluno deve selecionar uma opção de língua estrangeira – inglês ou espanhol. O local das provas será distribuído pelo Inep e divulgado no cartão de confirmação, perto da data da prova.
Como é a prova do Enem 2022?
A estrutura do exame será a mesma para a prova impressa e a digital:
13 de novembro
- 45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol)
- 45 questões de ciências humanas
- Redação
20 de novembro
- 45 questões de matemática; e
- 45 questões de ciências da natureza
Cronograma
- Inscrições: até 23h59 de 21 de maio
- Pagamento da inscrição: até 27 de maio
- Pedido de atendimento especializado: até 21 de maio
- Pedido de tratamento pelo nome social: 23 a 28 de junho
- Provas: 13 e 20 de novembro
Fonte: G1