Na manhã desta sexta-feira (25/8), policiais civis da 23ª Delegacia de Polícia desencadearam uma operação e prenderam quatro criminosos do chamado Comando Bala Voa (CBV)
Ostentando armas e drogas, integrantes de uma organização criminosa do P Sul, em Ceilândia, gravavam vídeos em tons de ameaça para membros de uma gangue rival da região. Na manhã desta sexta-feira (25/8), policiais civis da 23ª Delegacia de Polícia desencadearam uma operação e prenderam quatro integrantes do chamado Comando Bala Voa (CBV).
Em vídeos, criminosos aparecem em grupo de ao menos três pessoas. Em um carro, um deles, que está no banco de trás, segura duas armas e diz: “Estamos aí na caçada”. De acordo com a apuração policial, o grupo CBV se envolvia frequentemente em confrontos com uma gangue chamada Comando Vila Madureira (CMV). Na delegacia, há vários inquéritos que apuram homicídios envolvendo os dois bandos.
Uma outra filmagem mostra os criminosos em uma casa. Armados, eles escutam funk, enquanto duas meninas dançam. No decorrer das investigações, os policiais colheram elementos suficientes sobre o modus operandi da gangue. Um deles é um vídeo em que três autores atiram em uma praça do P Sul.
Entre 2021 e 2022, a PCDF desencadeou operações e prendeu alguns dos integrantes. Nesta manhã, a 23ª DP cumpriu cinco mandados de busca e apreensão e quatro de prisão temporária. “Durante as buscas foram encontradas significativas porções de droga (cocaína e maconha), balanças de precisão, além de munições e carregadores”, afirmou o delegado-adjunto da 23ª DP, Petter Ranquetat.
A polícia identificou ainda que a organização criminosa intimidava moradores da região. Os presos da operação têm entre 20 e 35 anos e ostentam antecedentes criminais por roubo, tráfico de drogas, entre outros. Eles responderão pelos crimes de associação para o tráfico, tráfico de drogas e posse de acessório/munição de uso restrito.
Fonte: CB