Arte Ocupa abre inscrições para oficinas culturais voltadas a pessoas com deficiência e em situação de risco

oficina-papel-mache-credito-projeto-oficinas-artesanais.jpeg

Oficina papel mache - Foto: O projeto Arte Ocupa//Divulgação

As aulas são gratuitas e podem ser feitas até 20 de maio

http://www.instagram.com/gov_df

O projeto Arte Ocupa abriu inscrições para participação em oficinas gratuitas de artesanato, música e artes plásticas, destinadas a pessoas com deficiência físicas, cognitivas, que estão em recuperação de traumas e a pessoas em situação de risco social. As inscrições estão abertas enquanto houver vagas e podem ser feitas através do email agendaculturalbrasilia@gmail.com.

“Tivemos grande sucesso e aceitação na primeira edição do Arte Ocupa. Recebemos, inclusive, uma homenagem do Hospital de Apoio, que dedicou uma placa de agradecimento ao projeto. Nesta segunda edição, realizaremos as oficinas em espaços onde as pessoas com deficiência já desenvolvem suas terapias e tratamentos e reservamos a sede do projeto Waldir Azevedo para proporcionar a inserção cultural de jovens e adultos em situação de vulnerabilidade”, explicou Marcelo Fonteles, diretor da Agenda Cultural Brasília e idealizador do projeto.  

Oficina Hospital de Apoio – Foto: O projeto Arte Ocupa

As atividades do projeto iniciaram no dia 11 de maio, no Hospital de Apoio de Brasília, com pacientes atendidos na unidade. Também serão oferecidas aulas no Centro de Ensino para Deficientes Visuais (CEEDV), na Associação DF Down e na sede do Ponto de Cultura  Waldir Azevedo, na Vila Telebrasília.

Nesta edição, o Arte Ocupa também irá homenagear o mestre artesão e artista plástico Paulo Ataíde Cavalcante, que faleceu em decorrência de um câncer, em 2021. Ele foi o responsável pela oficina de criação de telas com elementos da natureza na primeira edição do projeto.

As aulas de música serão ministradas pelo maestro Dudu Oliveira, idealizador do Ponto de Cultura Waldir Azevedo, e compreenderão técnicas de canto coral, no CEEDV, e de confecção de instrumentos musicais com materiais recicláveis, para crianças, jovens e adultos em situação de risco da Vila Telebrasília, do Guará e de cidades próximas que possam usufruir.

Oficina quadros elementos natureza -Foto: O projeto Arte Ocupa

As oficinas de artesanato e artes plásticas terão a condução da artista plástica e arte-educadora Lurdinha Danezy, com mais de 20 anos de experiência e participação em exposições nacionais e internacionais. Ela ensinará pacientes em reabilitação no Hospital de Apoio, e seus acompanhantes, a criarem objetos a partir do papel machê, do papelão e de outros materiais recicláveis.

Lurdinha é mãe do artista plástico Lucio Piantino, que tem Síndrome de Down, e levará sua experiência para a Associação DF Down, onde fará oficina de criação artística de quadros, utilizando elementos como folhas, flores e sementes colhidos na natureza. Todos os materiais e objetos de arte produzidos nas oficinas serão expostos no encerramento do projeto, nos seus locais de realização.

A 2ª edição do Projeto Arte Ocupa é realizada pela Agenda Cultural Brasília com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.

Serviço:
Oficinas Culturais de Artesanato, Música e Artes  Plásticas – para pessoas com deficiências e em situação de risco social (gratuitas)
Quando: de Maio a Julho de 2022.
Inscrições: enquanto houver vaga – pelo email agendaculturalbrasilia@gmail.com (email com o título: Inscrição Arte Ocupa)

Locais de Realização:

– Centro de Ensino para Deficientes Visuais (CEEDV);

– Hospital de Apoio de Brasília;

– Associação DF Down;

– Sede do Ponto de Cultura Waldir Azevedo (Vila Telebrasília).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

scroll to top