Tenente da PM de Alagoas fica em estado grave após se ferir em treinamento conduzido por bombeiros no DF

CBMDF.jpg

Treinamento de policiais militares no DF — Foto: Reprodução

Segundo militares, participantes foram vendados e rastejavam em uma manilha com água; tenente bateu a cabeça e ficou submerso por alguns minutos. PM e Corpo de Bombeiros dizem que exercícios ‘buscam alcançar todas as circunstâncias de atuação que o policial militar pode vir a ter que enfrentar’

Um tenente da Polícia Militar de Alagoas, de 39 anos, ficou em estado grave após se ferir em um treinamento no Distrito Federal, na quarta-feira (30). O policial participava do Curso de Cinotecnia — de preparação de cães — feito pela PMDF, e que tem uma das instruções coordenada pelo Corpo de Bombeiros do DF.

Segundo os militares, os alunos estavam no Centro de Treinamento Operacional (CTO) dos bombeiros e foram vendados e jogados em uma manilha com água. Durante o exercício, o tenente passou mal, bateu a cabeça e ficou submerso por alguns minutos.

Quando foi retirado da manilha, o tenente estava em parada cardiorrespiratória e foi reanimado por cerca de 38 minutos. O militar está em estado grave no Hospital de Base de Brasília.

Em nota conjunta, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar do Distrito Federal disseram que situações do curso “buscam alcançar todas as circunstâncias de atuação que o policial militar pode vir a ter que enfrentar” (veja íntegra da nota ao final da reportagem).A reportagem tenta contato com a PM de Alagoas.

De acordo com os participantes, a instrução guiada pelos bombeiros “não agrega em nada” e alguns falam em “tortura”. Segundo militares, além do policial de Alagoas, outros também se feriram durante a instrução.

O que diz a Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do DF

“No dia 30 de agosto de 2023, o CBMDF conduziu uma instrução especializada para militares do Curso de Cinotécnia, conforme solicitação da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF).

O treinamento foi realizado a fim de atender a demanda institucional da PMDF, e ministrado de acordo com os protocolos de segurança e documentos orientadores do CBMDF. A atividade, denominada “Administração e Controle de Pânico”, está vinculada ao resgate de vítimas em ambiente confinado ou em estruturas colapsadas com o apoio de cães.

Ao final dos exercícios, já no período noturno, um dos militares veio a ter um mau súbito, no percurso final nas manilhas horizontais, a situação foi rapidamente identificada pelo militar de segurança, sendo prontamente retirado do local onde se encontrava.

Com a constatação de ausência de pulso, iniciou-se as manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP) pelas equipes de segurança presentes no local, e dada a urgência, outra viatura do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), com um médico a bordo foi acionada, posteriormente reforçada com a chegada da Unidade de Suporte Avançado (USA) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Os sinais vitais do militar foram reestabelecidos e o quadro clínico estabilizado, sendo imediatamente transportado ao Hospital de Base de Brasília (HBB).

Cumpre consignar que, durante o tempo das atividades, foi franqueado aos alunos o acesso livre à hidratação, bem como respeitados os intervalos de descanso entre períodos de atividades e de almoço, tudo conforme descrito em documentos preparatórios para a atividade.

Informamos ainda que as medidas administrativas cabíveis ao caso já foram adotadas, o CBMDF acompanha a recuperação do militar desejando sua pronta reabilitação.”

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top