Massa de ar quente e seco sobrevoa todo Brasil a partir desta segunda-feira (2), segundo a Climatempo. No DF, calor se intensifica a partir de quarta-feira (4)
O Brasil enfrenta uma nova onda de calor a partir desta segunda-feira (2), com temperaturas que podem chegar a até 40°C. No Distrito Federal, a previsão é que as altas temperaturas cheguem nesta quarta-feira (4), segundo a Climatempo.
De acordo com os meteorologistas, uma nova massa de ar quente e seco se firma sobre o país nesta segunda-feira, prolongando o período de calor. Especialistas acreditam na possibilidade de novos recordes de temperatura nos próximos dias.
No DF, a temperatura máxima pode chegar a 34°C, enquanto a mínima fica em torno de 19°C. Já a umidade relativa do ar pode atingir a mínima de 12%.
Desde sábado (31), a capital está sob alerta amarelo para baixa umidade, quando a umidade relativa do ar varia entre 30% e 20%, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que o ideal é 60%.
Há outros dois alertas para baixa umidade no DF:
🟠 Entre 13h e 19h desta segunda-feira, há alerta laranja de perigo para baixa umidade, que deve variar entre 20% e 12%.
🔴 Entre 13h e 17h, há alerta vermelho de grande perigo para baixa umidade, que deve ficar abaixo de 12%.
De acordo com a Climatempo, a expectativa é de chegada de chuva entre a segunda quinzena de dezembro e o início de outubro. No entanto, nesse período, as chuvas tendem a ser mais isoladas. Os meteorologistas esperam chuvas mais fortes só em outubro.
Hidratação
Em dias de calor, a recomendação dos médicos é para que se mantenha o corpo bastante hidratado. Em média, um adulto precisa beber 2 litros de água por dia. No entanto, a quantidade pode variar conforme o peso ou se a pessoa faz algum esporte, por exemplo.
Para calcular quanto você deve beber, basta multiplicar 35 ml pelo peso do seu corpo.
Além de beber água, veja outras orientações para os dias mais secos:
- 🏃 🚫 Atividades físicas não são recomendadas
- ☀️🙅 Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia
- 💧 Use hidratante para pele e umidifique o ambiente
Em caso de dúvidas, a orientação é buscar mais informações junto à Defesa Civil, pelo telefone 199, e ao Corpo de Bombeiros, pelo número 193.
Fonte: G1