Novas tendas chegam a 20,7 mil atendimentos a pacientes com dengue

Hran-Foto-Lucio-Bernardo-Jr-1.jpg

HRAN - Foto: Lúcio Bernardo Jr / Agência Brasília

‌População pode buscar suporte em 11 espaços, dos quais três funcionam 24 horas

O número de atendimentos prestados pelas novas tendas de acolhimento a pacientes com dengue ou com suspeita da doença chegou a 20,7 mil nesta sexta-feira (3). Os espaços foram inaugurados pelo Governo do Distrito Federal (GDF) para facilitar o acesso da população a exames e consultas. A primeira das 11 unidades de saúde foi inaugurada em 11 de abril. Do total, três atendem 24 horas e as demais das 7h às 19h. Todas funcionam diariamente e são semelhantes a hospitais de campanha.

As tendas funcionam diariamente, com estrutura semelhante a hospitais de campanha, e estão estrategicamente posicionadas próximo a hospitais regulares, unidades de pronto atendimento (UPAs) e unidades básicas de saúde (UBSs)  | Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde

Somente nesta sexta-feira (3), foram registrados 1.470 atendimentos. Além disso, no período, 448 pessoas foram testadas e oito foram transferidas para outras unidades da rede pública de saúde em razão do agravamento do quadro clínico da doença.

A tenda com o maior número de assistências nas últimas 24 horas foi a do Paranoá, com 169 atendimentos, seguida pelas do Taguatinga (165), Ceilândia (159), Planaltina (155), Gama (154), Samambaia (149), Guará (143), Plano Piloto (104), Areal (98), Vicente Pires (88) e Varjão (86).

‌Ao todo, são 11 espaços em operação, onde a população tem acesso a exames e consultas, sendo três com funcionamento 24 horas e os demais com atividade das 7h às 19h. Em cada um deles, há mais de 60 profissionais da saúde para atender uma média de 150 pessoas por dia. As unidades estão espalhadas pelo Guará, Gama, Paranoá, Planaltina, Plano Piloto, Ceilândia, Samambaia, Taguatinga, Vicente Pires, Varjão e Areal.

‌As tendas funcionam diariamente, com estrutura semelhante a hospitais de campanha, e estão estrategicamente posicionadas próximo a hospitais regulares, unidades de pronto atendimento (UPAs) e unidades básicas de saúde (UBSs) a fim de garantir um atendimento mais rápido aos pacientes sintomáticos da doença e, consequentemente, reduzir a pressão sobre o Sistema Único de Saúde (SUS).

Funcionamento 24 horas
→ Gama: estacionamento do Hospital Regional (HRG)
→ Guará: em frente à UBS 1
→ Paranoá: estacionamento do Hospital da Região Leste

‌Funcionamento das 7h às 19h
→ Plano Piloto: estacionamento do Hospital Regional da Asa Norte (Hran)
→ Vicente Pires: estacionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA)
→ Varjão: atrás da Unidade Básica de Saúde (UBS) 1
→ Taguatinga: estacionamento do ambulatório do Hospital Regional (HRT)
→ Planaltina: na policlínica da região
→ Águas Claras: estacionamento da UBS 1 do Areal
→ Ceilândia: estacionamento do Hospital Regional (HRC)
→ Samambaia: estacionamento da Unidade Básica de Saúde (UBS) 7

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top