Trecho aberto nesta quinta-feira (5) vai beneficiar 23 mil condutores que dirigem pela região diariamente; obra faz parte do Corredor Eixo Oeste, criado para reduzir o tempo de deslocamento até a área central de Brasília
Os motoristas que circulam diariamente pelo Sudoeste já podem utilizar a nova rotatória que liga a via do Terraço Shopping à Primeira Avenida e à Octogonal. O trecho foi liberado nesta quinta-feira (5) e vai beneficiar 23 mil condutores que dirigem diariamente pela região.
O acesso é parte do pacote de obras no trecho 2 da Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig). Seis pontos da avenida estão passando por uma transformação completa para melhorar a fluidez do trânsito e ampliar a mobilidade urbana. Na segunda etapa das obras, estão sendo construídos um corredor BRT (Bus Rapid Transit) e dois viadutos, sendo que o Governo do Distrito Federal (GDF) investe R$ 160 milhões nesse projeto.
“Essa rotatória faz parte do trecho 2 das obras de implantação do corredor exclusivo BRT da via Epig. Com a conclusão da obra, vamos concentrar esforços na construção de dois novos viadutos que vão dar mais fluidez ao trânsito”, explica Valter Casimiro, secretário de Obras e Infraestrutura.
O secretário ressalta que a liberação da rotatória foi antecipada para minimizar os transtornos causados a moradores e comerciantes da região: “Apenas a funcionalidade viária da rotatória está concluída. Seguimos com a instalação dos meios fios, construção das calçadas, paisagismo e iluminação pública, serviços que podem ser executados com a rotatória em funcionamento”.
A liberação foi comemorada por quem circula pela região. O empresário Glauco Lima, de 63 anos, é morador do Sudoeste há 20 anos e relata como era o trânsito na área antes do início das obras.
“Tinha um semáforo aqui na saída da avenida do Terraço Shopping que dava uma confluência na região e engarrafava tudo”, lembra. “Essa rotatória vai melhorar bastante o trânsito e o fluxo de veículos”, ressalta.
Já Gabriel Oliveira, 44, personal trainer, disse que antes das obras costumava perder muito tempo no trânsito nas horas de pico na região onde hoje está instalada a rotatória; realidade que mudará a partir de agora.
“Agora, com essa obra, já vai dar uma aliviada no tempo que a gente fica no trânsito. Vai ficar melhor. Só de ter rotatória, vai fazer com que a fluidez de carros fique bem melhor”, reforça.
Do outro lado, na Epig, a construção dos dois viadutos segue em ritmo intenso, conforme explica Bruno Almeida, engenheiro da Secretaria de Obras do DF. Atualmente, as obras estão na etapa de fundação do solo, que consiste na retirada de terra para fazer a base da estrutura viária.
“O motorista que estiver saindo dessa avenida do Terraço Shopping e quiser ir para o Plano Piloto, ele vai acessar essa via de forma interrupta por baixo dos viadutos”, explica.
Serviço em etapas
As obras na Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig), via utilizada por aproximadamente 30 mil motoristas por dia, fazem parte do projeto Corredor Eixo Oeste, que terá 38,7 quilômetros de extensão de faixas exclusivas para o BRT ligando o Sol Nascente ao Plano Piloto, bem como a Avenida Hélio Prates à Epig e à Estrada Parque Polícia Militar (ESPM), que leva à Asa Sul. O objetivo é reduzir em meia hora o tempo de deslocamento até a área central de Brasília.
Das seis etapas do conjunto de obras, o trecho 3 foi o primeiro a ser concluído. Trata-se do viaduto que faz a ligação da Avenida das Jaqueiras, no Sudoeste, com o Parque da Cidade – obra batizada com o nome do Engenheiro Luiz Carlos Botelho Ferreira e inaugurada em outubro de 2023 com investimento de R$ 24,6 milhões.
Já o trecho 1, situado entre os viadutos da Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia) e do Setor Policial Sul, abrange implantação da pista do corredor exclusivo, construção de dois novos viadutos, instalação de ciclovias, obras de drenagem, pavimentação, sinalização, paisagismo, calçadas e mobiliário urbano.
Localizado no intervalo entre o viaduto do Setor Policial Sul e a interseção entre Epig/Sudoeste/Parque da Cidade, o segundo trecho prevê a implantação do corredor exclusivo e a construção de três viadutos, além de instalação de ciclovias, serviços de drenagem, pavimentação, sinalização, paisagismo, calçadas e mobiliário urbano.
A quarta etapa será executada no intervalo entre o viaduto Engenheiro Luiz Carlos Botelho Ferreira e o entroncamento do Setor de Indústrias Gráficas (SIG), onde haverá um corredor exclusivo, dois novos viadutos em trincheira e duas passagens subterrâneas para pedestres. Também estão previstas ciclovias, obras de drenagem, pavimentação, sinalização, paisagismo, calçadas e mobiliário urbano.