Imagem de boneco curvado, usando bengala, deve ser trocada por indicação numérica da idade; substituição pode ser feita ‘gradativamente’. Distritais aprovaram texto em dezembro
A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão (PP), sancionou a lei que altera a ilustração que representa pessoas idosas na demarcação de vagas de estacionamento, filas preferenciais, assentos e outros lugares em que haja prioridade de atendimento ao idoso. A norma foi publicada no Diário Oficial do DF desta quinta-feira (26).
Até então, o símbolo era de uma pessoa curvada com uma bengala, que foi alterado para a imagem de uma pessoa ereta, com a sinalização “60+”. O texto já havia sido aprovado pela Câmara Legislativa do DF (CLDF), em dezembro do ano passado.
De acordo com a lei, a substituição pode se dar “gradualmente”. No entanto, deve ser feita sempre que seja necessária a reposição ou criação de novas sinalizações.
Projeto de lei
A lei é resultado de um projeto de autoria do deputado Martins Machado (Republicanos). Segundo a proposta, o objetivo da medida é reduzir o preconceito por idade.
No texto, ele cita a Sociedade de Geriatria e Gerontologia e um documento de 2016, da Organização Mundial de Saúde (OMS), alertando que o “comportamento preconceituoso contra idosos pode afetar negativamente a saúde física e mental dessa parcela da população”.
“O etarismo, também conhecido como idadismo ou ageísmo é, segundo a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), qualquer tipo de ação e pensamento que consista no preconceito, na intolerância e na discriminação contra pessoas com idade avançada”, dizia o projeto.
Fonte: G1