Etapa de Brasília do BMW Motorrad International GS Trophy traz emoção e poeira ao festival
Motos estradeiras e triciclos são uma atração à parte do Capital Moto Week. Atraem os olhares de todos que passeiam pelas ruas do festival. Mas, neste domingo (23) foi a vez das Big Trails, como são conhecidas as motos de trilha, levantarem poeira no complexo. Literalmente. O maior festival de motos e rock da América Latina foi palco da primeira etapa do BMW Motorrad International GS Trophy 2024 e definiu os três primeiros finalistas da competição no Brasil. Lucas Ferreira sagrou-se o grande vencedor da qualificatória de Brasília (DF).
A competição testa a habilidade e técnica dos pilotos em cima das motos off-road. Poeira, lama, água, brita e cascalho faziam parte do circuito montado dentro do complexo do CMW. Além desses desafios, outros 13 obstáculos tinham que ser superados para completar a prova em menos de 7 minutos. Quando a moto caia ou os motociclistas colocavam os pés no chão, eles perdiam pontos importantes na classificação, com direito a duas voltas, sendo a melhor contabilizada. Dentre os 20 competidores, havia pessoas de Sergipe, Pernambuco e, claro, do Distrito Federal.
Lucas Ferreira, que é analista de contratos, tem nas motocicletas sua paixão. Tanto que já esteve no Capital Moto Week em outras edições: “Não dá para perder, é um evento familiar, que faz parte da capital e eu espero o ano todo por causa desse evento”. É a segunda vez que ele participa da competição. “Fiquei surpreso porque não esperava esse primeiro lugar”, afirma Ferreira, que é brasiliense. Ele, que não costuma treinar, sabe que terá uma missão difícil pela frente. “Vou com certo peso por ter finalizado em primeiro lugar e o que me resta é treinar”, conclui.
Além dele, Lázaro Henrique de Aragão Souza e Nathan Brancalião completam o trio que vai participar da final nacional, que acontece em Bragança Paulista (SP), de 29 de setembro a 1º de outubro. Cerca de 60 pilotos participarão da final brasileira, que selecionará os cinco representantes brasileiros na Namíbia, em 2024, sendo três pilotos da equipe masculina e duas da equipe feminina.
Sobre o Capital Moto Week 2023
A edição especial do maior Festival de moto e rock da América Latina trará mais de 100 shows nos 10 dias de programação, com público estimado de 800 mil pessoas e 350 mil motos. De 20 a 29 de julho, o Parque de Exposições Granja do Torto será palco do maior Capital Moto Week de todos os tempos, celebrando 20 anos de liberdade, com line-up que privilegia diferentes vertentes do rock nacional. O CMW é o único festival no Brasil certificado como Lixo Zero e ISO 20.121, e, todos os anos, zera as emissões de carbono. Também promove iniciativas visando a inclusão, diversidade e sustentabilidade da cadeia produtiva do entretenimento.
Motociclistas sem garupa e pilotando não pagam | Motos com garupa entram grátis de segunda a sexta-feira até as 18h e, aos sábados e domingos, até às 15h | PCD tem acesso grátis com direito a acompanhante | Pessoas 60 anos ou mais têm direito à meia-entrada | Meias-entradas são concedidas somente aos beneficiários previstos pela legislação | Crianças de até 12 anos não pagam desde que acompanhadas de seu responsável | Menores de 16 anos somente acompanhados de um responsável legal | Ingresso solidário é concedido para quem levar lixo eletrônico ou 1kg de alimento não perecível.
Serviço
Capital Moto Week | Edição 20 Anos
Quando: 20 a 29/07/2023
Onde: Parque de Exposições da Granja do Torto | Brasília (DF)
Ingressos: Link