Estação inicia oficialmente no Hemisfério Sul às 11h58. Veja como fica o tempo nos próximos dias
O inverno começa oficialmente no Hemisfério Sul, às 11h58 desta quarta-feira (21). No Distrito Federal, a estação é caracterizada pelo tempo seco e baixas temperaturas, principalmente durante as madrugadas.
Na segunda (19), Brasília registrou a mínima 9,2°C e teve a manhã mais fria do ano. No entanto, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo gelado apenas começou, já que a tendência é de que as baixas temperaturas se intensifiquem ao longo do inverno.
O tempo seco deve predominar durante a estação, que vai até setembro. A meteorologista do Inmet, Andrea Ramos, explica que, pelo menos nos próximos dias, a umidade relativa do ar deve ficar na casa dos 30%.
“A tendência é de que julho seja mais frio. Em agosto e setembro, temos mais tendência de umidades bem baixas”, diz Andrea.
Dia curtos e noites longas
O início da estação é chamado de solstício de inverno – dia do ano com menos horas de luz do que qualquer outro no ano. Nos demais dias, como característico da estação, as noites se tornam mais longas.
De acordo com a meteorologista Andrea Ramos, outra característica do inverno é o aumento da ocorrência de incêndios florestais. “Temos esses históricos em agosto e setembro”, afirma.
A especialista diz ainda que ainda há o fenômeno El Niño. No entanto, ainda não dá para identificar como ele vai se comportar e afetar a capital.
O El Niño, assim como a La Niña, determina mudanças nos padrões de transporte de umidade e, portanto, variações na distribuição das chuvas em algumas partes do mundo — inclusive o Brasil. No Norte e Nordeste do país, ele traz a seca (chuvas abaixo da média), já no Sul e Sudeste , provoca chuvas excessivas.
Proteja-se
Com as baixas temperaturas, é preciso atenção redobrada para evitar acidentes e cuidar melhor da saúde. Por isso, a Defesa Civil deu orientações que podem ser seguidas neste período:
- 🤧 Tenha especial atenção com crianças, idosos e pessoas doentes;
- 🥶 Mantenha-se agasalhado. Proteja também as extremidades do corpo, use toucas e luvas;
- 💧 Beba bastante líquidos;
- 🧹 Evite manter os ambientes muito fechados. Mantenha sua casa e local de trabalho limpos e arejados. Previna-se contra doenças respiratórias;
- 🐶 Procure agasalhar seu animal de estimação. Considere o uso de roupas de proteção. Abrigue o em relação ao vento. Forre adequadamente o local de dormir;
- 🤝 Seja solidário. Doe agasalhos e cobertores para quem precisa. Carregue, se possível, esse material no carro. Encontrando alguém em situação de vulnerabilidade, faça a sua parte;
- 🌬️ Se precisar permanecer ao ar livre, proteja-se do vento;
- 👩🚒 Em caso de necessidade, acione os serviços de emergência.
Fonte: G1