Vencedor da mostra vai ganhar prêmio de R$ 10 mil, e arte fará parte do acervo permanente da instituição
Começa nesta quinta-feira (3) a décima edição do Festival Mês da Fotografia, no Museu Nacional da República, gerido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (Secec). Com o tema Reencontros e Suas Possibilidades, as fotos foram selecionadas para compor a mostra coletiva, poderá ser visitada até 10 de setembro, de terça a domingo, das 9h às 18h, com entrada gratuita.
Mais de mil candidatos se inscreveram para participar da exposição coletiva, nas categorias Individual, Ensaio, Jovens Fotógrafos e Fotografia Inclusiva. Foram escolhidas 80 fotografias.
A edição deste ano, além das exposições temporárias, traz um presente especial e inédito ao Museu da República: a diretoria do espaço vai escolher o vencedor com base na temática para ganhar um prêmio de R$ 10 mil, e a obra vencedora vai compor o acervo permanente do espaço.
Representatividade
“O festival tem como premissa a fotografia inclusiva”, explica a artista plástica e curadora da exposição, Denise Camargo. “A gente vai promover uma exposição que tenha representatividade de fotógrafos do Brasil todo. A gente encontrou trabalhos de grupos e temáticas que têm sido sub-representados no Brasil contemporâneo. A ideia é dar o devido lugar, de honra e destaque, em um museu nobre como o Museu da República.”
Também durante o festival é possível participar de palestras, workshops, oficinas, praça multiartes, performances e área gastronômica. Para conferir a programação completa, acesse o site do festival.