Festival da Cachaça de Brasília reuniu mais de 17 mil pessoas

IMG_0575.jpg

Foto: Divulgação

Além de degustação da bebida para o público, o evento promoveu palestras, oficinas e rodadas de negócio

Mais de 17 mil pessoas visitaram a primeira edição do Festival da Cachaça de Brasília, realizado entre os dias 22 e 26 de maio, no estacionamento da Arena Mané Garrincha. O evento reuniu 48 expositores, que levaram para o público mais de 200 rótulos da bebida mais tradicional do país. Além das degustações, a mostra promoveu palestras, rodadas de negócio e uma vasta programação cultural, com shows de artistas consagrados, como Renato Teixeira.

De acordo com a presidente do Instituto Brasileiro de Integração (IBI) e organizadora do evento, Edilane Oliveira, o Festival alcançou seu objetivo de divulgar e promover a cachaça. “Precisamos acabar com o estigma de cachaça como bebida de baixa qualidade. Nesse evento, reunimos rótulos premiados no Brasil e no exterior”, explicou.

Para valorizar o produto genuinamente brasileiro e mostrar como é produzido, os organizadores do evento instalaram um alambique real na entrada do Festival. “A cultura da cachaça precisa ser enaltecida. Fiquei muito feliz em reunir famílias e pessoas de diferentes gerações e estilos convivendo em harmonia e um mesmo espaço. Brasília é formada por gente de todas as etnias, regiões, cores, credos… uma síntese do Brasil que esteve bem representada em nosso festival”, completou.

Para Thales Mendes, secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, o evento foi muito importante como incentivo para a produção da bebida. “É essencial fomentar a cultura do consumo da cachaça, gerando negócios e oportunidades para os empreendedores de Brasília. Queremos incluir este festival no calendário oficial da cidade, promovendo de forma contínua este produto genuinamente nacional”, ressaltou.

“Além disso, para o empresariado em geral, temos linhas de créditos para pequenos e grandes empreendedores, programas de benefícios fiscais e concessão de direito real de uso de imóveis para empresas, além de um alto investimento em qualificação profissional de pessoas. Tudo isso, visando aperfeiçoar e otimizar os esforços de promoção econômica e melhoria da qualidade de vida”, concluiu Mendes.

Presidente da Associação Cachaças Brasília, João Chaves também comemorou o resultado do evento. “Os expositores saíram satisfeitos com o festival. As vendas superaram nossas expectativas, assim como o público presente. A cachaça não pode mais ser marginalizada, mas valorizada como produto de altíssima qualidade”, ponderou.

O Festival da Cachaça de Brasília foi organizado pelo IBI, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Transferência de Renda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top