Companhia informa que há problema na sinalização e que equipes de manutenção estão trabalhando para solucionar problema. Não há previsão de retorno do serviço
As estações do Metrô amanheceram com as portas fechadas, nesta terça-feira (28), no Distrito Federal. Os usuários do transporte público recebem a informação de que há uma falha técnica no serviço.
Em nota, a companhia informou que há falta de sinalização e que as equipes de manutenção já estão trabalhando para solucionar o problema (veja íntegra abaixo). Segundo o Metrô-DF, a pane foi causada por furtos de cabo de energia. Não há previsão de retorno do serviço.
De acordo com o Metrô-DF, a Secretaria de Mobilidade do DF foi informada sobre o problema. A pasta disse que “as linhas de ônibus de Samambaia, Ceilândia, Taguatinga e Águas Claras em direção ao Plano Piloto, que operam na área de influência do metrô, serão reforçadas com mais viagens.”
Durante essa manhã, os passageiros enfrentaram paradas de ônibus lotadas, enquanto buscavam por uma alternativa de transporte. Com os veículos lotados, muitos usuários não conseguiam entrar nos ônibus.
“Eles abriram a estação e quando estava lotado lá dentro, avisaram que estava sem sinalização. Tivemos que sair. Quando você chega na parada, já está tudo lotado”, disse um passageiro.
O que diz o Metrô-DF
“O Metrô-DF informa que as estações estão fechadas e que, no momento, não há prestação de serviço, devido à falta de sinalização. As equipes de manutenção estão em campo para verificar as causas do problema. Assim que possível atualizamos as informações. O sistema de Sinalização e Controle é responsável por enviar a informação da localização de cada trem na via para o Centro de Controle. O sistema impede a aproximação de trens e, por segurança, reduz a velocidade de tráfego em determinado trecho quando há falha. As falhas podem ser provocadas por diversas ocorrências, tais como: queda de energia; raios; curtos-circuitos; rompimento de cabo ou de fibra óptica; atos de vandalismo; defeito em componentes dos diversos equipamentos espalhados pela via; falha nos computadores que compõem o Sistema de Sinalização ou no Sistema de Transmissão de Dados. O Metrô-DF informou o problema à Secretaria de Mobilidade, que já determinou reforço nas linhas de ônibus.”
Fonte: G1