Eleições 2022: urnas eletrônicas são transportadas aos locais de votação para segundo turno no DF

Eleicoes3.jpg

Urnas eletrônicas são transportadas até locais de votação no DF — Foto: Reprodução TV

Na manhã desta sexta-feira (28), 41 caminhões carregados com mais de 6 mil equipamentos saíram dos galpões do TRE, em direção às sessões eleitorais da capital. Transporte conta com escolta da PMDF

Na manhã desta sexta-feira (28), 41 caminhões carregados com mais de 6 mil urnas eletrônicas saíram dos galpões do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), em direção às sessões eleitorais de toda a capital, para o segundo turno das eleições de 2022, neste domingo (30).

A previsão do TRE é que, até as 16h, todas as urnas já estejam nas 610 escolas que servirão como locais de votação. O transporte para os locais de votação conta com a escolta da Polícia Militar (PMDF).

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), desde o início do processo de lacração das urnas, em 19 de outubro, a PMDF está monitorando os equipamentos 24 horas por dia.

No domingo, até o término de todo o processo eleitoral, da votação à contagem de votos, as escolas e as 20 juntas de apuração ficarão sob o monitoramento da Polícia Militar.

As aulas nas escolas públicas e particulares do DF foram suspensas nesta sexta-feira, para chegada das urnas e organização das sessões eleitorais.

Lacração das urnas eleitorais no DF — Foto: Reprodução TV

Preparativos para o segundo turno

Na última quarta-feira (26), foi encerrada a lacração das urnas. Junto com a assinatura digital, o processo é fundamental. Os procedimentos dão segurança e atestam a autenticidade dos programas instalados nas urnas eletrônicas.

Os equipamentos já estão carregados com os dados dos eleitores do primeiro turno. Para o segundo turno, neste domingo, há uma atualização com informações dos candidatos à presidência, já que no DF não haverá nova votação para governador.

Depois que as urnas são lacradas, não é mais possível realizar nenhuma operação nos sistemas desses equipamentos. As urnas não podem nem ser ligadas, até o dia e hora das eleições, quando há uma programação para que elas voltem a funcionar.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top