Viaduto de Sobradinho garante estrutura para implantação do BRT Norte

52459727548_c9020dc7e3_c.jpg

Foto: Joel Rodrigues/ Agência Brasília

Em visita à construção do elevado, o secretário de Governo, José Humberto, destacou a importância do viaduto para a implantação do BRT Norte

O secretário de Governo, José Humberto Pires, visitou na tarde desta quinta-feira (27) a obra da construção do viaduto de Sobradinho. Quando estiver pronto, o elevado atenderá cerca de 80 mil pessoas que transitam diariamente pelo local. “Esta é uma obra de excelente qualidade, que está com o cronograma adiantado”, observa José Humberto.

Foto: Joel Rodrigues/ Agência Brasília

De acordo com o secretário, os 64 metros de largura do viaduto comportarão também a pista do bus rapid transit ou ônibus de trânsito rápido, conhecido como BRT. “A obra é importantíssima porque destrava o fluxo da região Norte, que é a porta de entrada de quem vem de outros estados. Mas o mais importante é que o viaduto é estruturante para um projeto maior, que é a construção do BRT Norte, prioritário para o Distrito Federal”, garantiu o secretário. “Vamos terminar essa obra e iniciar o BRT Norte.”

Humberto Pires adiantou que o projeto do BRT prevê a construção em duas etapas. Na primeira, será feita a pista que vai de Sobradinho a Planaltina e, na segunda, de Sobradinho no sentido do Complexo Viário Joaquim Roriz. “Esse projeto está orçado em R$ 1,2 bilhão”, disse José Humberto. Ele lembrou, ainda, que será necessário construir também passarelas de pedestres e outros equipamentos que atendam às necessidades de mobilidade dos moradores vizinhos.

Foto: Joel Rodrigues/ Agência Brasília

O superintendente de Obras do Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF), Cristiano Cavalcante, destacou o avanço da obra. “Estamos com 70% concluídos, fazendo o içamento e a colocação das vigas, para posteriormente iniciar a laje, a capa e pensarmos em liberar o trânsito por cima”, explicou.

Cristiano Cavalcante disse também que em breve terá início o plantio da grama e o paisagismo da parte de baixo do viaduto. “Essa obra está se tornando uma belíssima obra de arte”, previu o secretário José Humberto.

O administrador de Sobradinho, Abílio de Castro, enfatizou o impacto positivo da construção do viaduto na melhoria do fluxo do trânsito, no crescimento e no desenvolvimento da região. O viaduto facilitará o escoamento, por exemplo, da produção agrícola de Planaltina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top