Segundo Inmet, índice foi registrado no Gama. Massa de ar seco no centro do país causa tempo seco e quente ao longo desta semana, afirma meteorologista
O Distrito Federal teve o dia mais seco do ano nesta segunda-feira (10), de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Às 16h, o Gama registrou umidade relativa do ar de 18%. No Plano Piloto, o índice chegou a 21%.
A queda da umidade é causada por uma massa de ar seco que paira no centro do país por toda esta semana, afirma o meteorologia do Inmet Heráclio Alves.
Além da baixa umidade, o fenômeno também contribui com a amplitude térmica, ou seja, o início das manhãs são frias e as tardes são quentes.
“Essa massa de ar seco, além dessa grande variação de temperatura, está contribuindo na queda da umidade do ar. De tarde, a mínima dica nos 20%. Em alguns pontos, pode até ficar abaixo [desse índice] nessa semana. Então, se mantenha hidratado e, a noite, se agasalhe da melhor forma possível”, disse o meteorologista Heráclio Alves.
Para esta terça-feira (11), a previsão é que a umidade relativa do ar chegue a mínima de 26%, segundo a Climatempo. Já em relação à temperatura, a mínima na madrugada foi de 12ºC e a máxima pode chegar a 28ºC. Não há previsão de chuva.
Tempo seco
O Inmet dá algumas orientações aos moradores da capital:
💧 Beba bastante líquido;
🚫 Evite desgaste físico nas horas mais secas (período da tarde);
☀️ Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
A Defesa Civil também faz uma série de orientações para minimizar os impactos da baixa umidade. Entre elas:
- Evitar aglomerações;
- Manter a hidratação;
- Aplicar soro fisiológico no nariz e nos olhos para evitar ressecamento;
- Usar chapéus e óculos escuros para se proteger do sol;
- Evitar queima de lixo que podem provocar incêndios.
Fonte: G1