Imunização, que estava suspensa desde setembro, vai retornar após chegada de 14,5 mil doses de CoronaVac, nesta terça-feira (22). Pasta também voltará a aplicar segunda dose no público infantil
O Distrito Federal recebeu 14.510 doses da vacina CoronaVac, na manhã desta terça-feira (22). De acordo com a Secretaria de Saúde (SES-DF), com as novas doses do imunizante, a vacinação contra Covid-19 para crianças de 3 e 4 anos será retomada a partir desta quarta-feira (23)
A segunda dose para as crianças também será retomada nesta quarta. Os imunizantes recebidos na capital fazem parte de uma remessa de 1 milhão de doses, enviada pelo Ministério da Saúde, na sexta-feira (18).
Segundo a pasta, a distribuição ocorre levando em conta a população nesta faixa etária no Brasil. No dia 9 de novembro, o subsecretário de Vigilância em Saúde, Divino Valero confirmou que não havia doses de CoronaVac, usada em crianças e também como reforço para adultos.
Segundo Valero, a pasta vinha solicitando “insistentemente” ao Ministério da Saúde uma nova remessa de vacinas. “Só este mês nós já pedimos umas quatro vezes, por ofício, essas vacinas. Pedimos também o reforço de 50 mil doses a mais”, declarou.
Até a última sexta-feira (18), 6.835 crianças de 3 e 4 anos haviam recebido a primeira dose e 2.400 já tinham tomado a segunda. Desde 14 de novembro, bebês de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias de idade com comorbidade também passaram a receber o imunizante.
Imunizantes vencidos
Em setembro, após mais um mês de suspensão na vacinação de crianças de 3 e 4 anos, 3,5 mil doses de CoronaVac vencerem no DF. À época, a secretaria afirmou que os imunizantes que venceram estavam reservados para aplicação da segunda dose.
Apesar da proximidade do fim do prazo de validade, as vacinas não foram remanejadas para outros públicos. Após o vencimento, a vacinação para a faixa etária foi retomada no dia 27 de setembro, após nova remessa chegar a capital, no entanto, voltaram a ser suspensas na última semana.
Fonte: G1