Desvio foi flagrado pela Neonergia; Polícia Civil investiga. Clube da Vizinhança diz que ‘em momento algum cometeu qualquer irregularidade com relação ao consumo de energia em seus 61 anos de existência’
O Clube da Vizinhança, na Asa Sul, em Brasília, é suspeito de furtar energia elétrica suficiente para o consumo mensal de 7 mil casas. A suposta irregularidade foi descoberta em uma operação de fiscalização da Neoenergia Brasília, no início de outubro, mas só foi divulgada nesta terça-feira (18).
De acordo com a empresa de distribuição de energia elétrica no DF, após análise, foi constatado que o desvio de energia realizado pelo clube é superior a 1 milhão de quilowatts-hora (kWh). A Polícia Civil investiga o caso.
O furto de energia é previsto no Código Penal e é passível de pena de até a oito anos de reclusão. A distribuidora destaca que o crime “prejudica o fornecimento de energia, podendo causar graves problemas para a rede elétrica e ocasionar a interrupção do abastecimento”.
Em nota, o estabelecimento disse que “em momento algum cometeu qualquer irregularidade com relação ao consumo de energia em seus 61 anos de existência”. O clube informou ainda que somente a Neoenergia tem acesso ao quadro padrão de energia do local e afirmou que “o lacre estava intacto”.
Segundo o clube, nesta quarta-feira (19), técnicos da Neoenergia, junto com engenheiros eletricistas contratados pela empresa, vão fazer nova vistoria no local “a fim de esclarecer os fatos”.
Leia a nota do Clube vizinhança na íntegra:
Fonte: G1