No podcast Brasília para Brasília deste sábado (27), você confere os melhores locais para contemplar o pôr do sol na capital
Inspiração para músicas, poemas e muitos retratos, não há quem não se apaixone pelo céu de Brasília e por seu entardecer. Seja da janela de casa, de dentro do carro voltando para casa ou em algum espaço público, a cada dia, brasilienses e visitantes são brindados com um belo pôr do sol. E esse será o tema do Brasília para Brasília deste sábado (27), que vai ao ar às 14 horas no canal @brasíliaparabrasília, a Rota Pôr do Sol.
Há mil metros de altitude em relação ao nível do mar e em meio ao Planalto Central, a capital do país encontra as características perfeitas para um espetáculo da natureza a cada entardecer. Mas dizem que é no outono e no inverno que ele mostra-se mais imponente. Com o fim do período chuvoso, e a somatória dos dias quentes e das noites frias, o horizonte avermelha-se ao entardecer, mesclando tonalidades de rosa, laranja, amarelo, azul e uma infinidade de tons que encantam as pessoas.
Mesmo acostumados, os brasilienses não se cansam de admirar e enchem os perfis das redes sociais com fotos do momento. Quem é de fora, bem depressa compreende os motivos que fazem com que o morador do quadradinho pare o carro, estenda uma canga ou cadeira de praia em pelo Eixo Monumental, e espere pela obra, por muitos, considerada Divina.
Seja próximo à Praça do Cruzeiro – ponto mais alto do Plano Piloto – na Torre de TV, no Parque da Cidade, na Ermida Dom Bosco, na Ponte JK ou no Pontão, lugares é o que não falta para se esbaldar com a beleza. Mas o espetáculo é democrático e pode ser visto de quase todos os lugares.
Fora do Plano Piloto, os parques ecológicos e urbanos, assim como as praças, estão sempre lotados por expectadores no período da seca. A Torre de TV Digital, o Morro da Capelinha e o Morro do Centenário – onde está localizada a Pedra Fundamental do DF – são outros pontos de observação.
No programa deste sábado, além e conhecer o melhor espaço para contemplar a despedida do astro-rei por mais um dia, o diretor do Planetário de Brasília vai conversar com o jornalista Marcelo Moura sobre os motivos que tornam o céu da capital tão especial. Você não pode perder.
Brasília para Brasília
Uma realização do Instituto Cultural Estrela Ela (ICEE), em parceria com a Secretaria de Turismo, o projeto tem como objetivo divulgar e incentivar o turismo no Distrito Federal, por meio de conversas com personalidades da cidade, que ajudaram ou ajudam a construir a história da capital do país.
Tombada como Patrimônio Cultural da Humanidade, em 1987, pela das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a capital brasileira tornou-se mundialmente famosa por seu projeto urbanístico singular, assinado por Lúcio Costa, priorizando grandes áreas verdes, avenidas de fácil acesso e o convívio dos moradores nas unidades conhecidas como superquadras. Brasília também é referência em arquitetura, a partir dos traços de Oscar Niemeyer, considerado um dos maiores gênios da arquitetura mundial do século XX.