Brasil se impõe, elimina Holanda e fica perto da vaga no Mundial

Brasil-x-Holanda.jpg

Brasil vibra após a vitória no Mundial de vôlei — Foto: Getty Images

Seleção põe as mãos na classificação para as quartas de final da competição ao vencer donas da casa por 3 a 0 e emendar quarta vitória seguida. Equipe volta à quadra neste sábado, contra Bélgica

Para manter o sonho de ir às quartas do Mundial de vôlei, a Holanda precisava vencer. Só que do outro lado estava o Brasil. Mesmo em uma noite em uma rotação abaixo, a seleção sobrou na Ahoy Arena, em Roterdã. Diante das donas da casa, o time de José Roberto Guimarães emendou a quarta vitória seguida: 3 sets a 0, parciais 25/19, 25/19 e 25/20.

A vitória deixa o Brasil com as mãos na vaga nas quartas. A tabela, porém, impede a garantia dos números. A Bélgica, quinta colocada, ainda tem dois jogos pela frente. Assim, tem condições de desbancar a seleção de um dos quatro primeiros lugares.

A seleção volta à quadra justamente contra as belgas. Neste sábado, o Brasil encara as rivais às 12h, no horário de Brasília. Uma vitória garante a seleção na próxima fase sem depender de qualquer outro resultado. O sportv2 transmite a partida ao vivo.

Uma pancada de Pri Daroit abriu a conta. Mas, na necessidade de vencer para se manter viva, a Holanda pressionou. Até atacou firme naquele início. O Brasil até chegou a abrir. No erro de Lohuis, 6/4 no placar para o time de Zé Roberto. Só que as donas da casa foram buscar. Em um ace da própria Lohuis, tudo igual pouco depois. Na pressão da torcida, as holandesas passaram à frente com dois bloqueios em sequência, marcando 10/9. Mas a vantagem foi passageira. Logo depois, o Brasil disparou. No ataque de Carol, 15/10 na contagem.

A Holanda tentou voltar ao jogo. Na inversão, Dijkema e Plak foram à quadra. E o time melhorou. Depois de um ace da levantadora holandesa, a vantagem caiu para apenas dois pontos, e Zé Roberto parou o jogo. A diferença virou mínima logo depois. Não era o melhor jogo do Brasil, mas, ainda assim, a seleção voltou a abrir. No ataque para fora de Anne, 20/17 no placar. Ao reassumir o controle do set, o Brasil largou na frente depois de um bloqueio de Carol: 25/19.

A Holanda quis voltar ao jogo. O Brasil até saiu na frente, mas as donas da casa tomaram a dianteira no placar. No ataque de Lohuis, abriram 9/7 e fizeram Zé Roberto pedir tempo. Mas não demorou para que o Brasil se recuperasse. Logo na volta, a seleção passou à frente. Quando Gabi marcou 13/10, foi a vez do outro lado pedir tempo. Mas o Brasil ampliou.

Ainda que perdesse o ritmo em alguns momentos, o Brasil mantinha o controle. A Holanda até tentava reagir, mas pouco conseguia fazer. No bloqueio de Kisy, a seleção abriu 20/16. A partir dali, foi só esperar. Em mais um bloqueio de Carol, fim de papo: 25/19.

A seleção acelerou na volta à quadra. Com tranquilidade, abriu 8/3. Mas a Holanda queria brigar por um último suspiro. Na marra, tirou boa parte da diferença e fez o placar marcar 8/7. O empate foi pouco depois, em um ataque de Daalderop pelo meio. Não foi tão fácil, mas o Brasil voltou a abrir. Ao recuperar o controle do jogo, chegou a 13/10 na conta.

A Holanda parou o jogo mais uma vez. Mas, ainda que o Brasil não fizesse seu melhor jogo, nada mudou. As donas da casa até ameaçavam tirar a diferença, mas nunca com tanta força assim. No fim, a seleção manteve o ritmo até fechar em 25/20, depois de ataque de Carol.

Fonte: GE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top