Arniqueira em obras

obras-e-telma.jpeg

          Pode até usar o antigo jargão: antes tarde do que nunca! Mas que é motivo para bater palmas, não há dúvidas! Por onde se olha em Arniqueira, há obras… e muitas!

Começando pela construção da Escola de Ensino Fundamental e Médio, que já está bem avançada e vai abrigar mais de mil alunos.

Uau! Basta dar uma olhada em qualquer canto de Arniqueira para ver operários e máquinas trabalhando sob o sol escaldante de Brasília. A recompensa de tanto esforço vem quando a beleza indescritível daquele pôr do sol laranja-multicor começa a tocar o horizonte. Só não vê quem é pirata com as tapa-olhos… nos dois olhos!

         Na Avenida Principal da cidade, a fresadeira de asfalto tem se desdobrado! Em apenas dez dias desde o lançamento do “pacote bondoso” de obras do Governo do Distrito Federal, já são quase 500 metros de asfalto novinho em folha. E ainda tem muito mais por vir: mais de três quilômetros de troca de asfalto, até a EPVC (DF079).

Telma Rufino (Administradora Regional de Arniqueira)

          As máquinas da Novacap estão com tudo, enfrentando o desafio de substituir um asfalto antigo e cheio de remendos, que há tempos atormentava a vida dos motoristas. Operação tapa-buracos? Isso ficou no passado! Nem as corcovas dos dromedários seriam páreo para tantas ondulações!

          A própria administradora regional de Arniqueira, Telma Rufino, faz a sua mea-culpa. Não porque deixou de cobrar, mas porque conquistar tantas obras para a cidade demandou tempo. Para a ex-deputada distrital, o momento é, sim, de comemoração – mas com cautela, pois ainda há projetos mais audaciosos a caminho, montados no cavalo do Zorro! Ou seja, quando menos se espera, o espadachim mascarado aparece com a espada em punho!

                         “Quando a gente menos espera, Deus vem e coloca a mão. Basta acreditar e ter fé. Esta cidade só tem quatro anos como região administrativa. Há pouco tempo, éramos um bairro de Águas Claras sem nenhum poder. Viramos uma região administrativa; estamos passando por um processo de regularização fundiária complexo e com muitos desafios. Ganhamos um restaurante comunitário com muita luta. E agora, estamos com dezenas de obras espalhadas pela cidade. Primeiramente, agradeço a Deus pelas conquistas. Em segundo lugar, quero agradecer ao governador Ibaneis Rocha, que sempre me apoiou nessa jornada. E, claro, não posso deixar de mencionar o secretário de governo, José Humberto, que reconheceu o quanto Arniqueira precisava dessas melhorias”

Telma Rufino (Administradora Regional de Arniqueira)

          Além das dezenas de obras em andamento na cidade, Arniqueira ainda vai se beneficiar com a inauguração, até outubro, do viaduto do Riacho Fundo. Este gigantesco agregado viário fica logo na entrada da Área de Desenvolvimento Econômico de Arniqueira (ADE), que também está ganhando quase 4 km de calçadas e mais 3 km de recapeamento na via principal – uma verdadeira malha viária para os pedestres e motoristas!

E, por falar em calçadas, toda a cidade está recebendo mais de seis quilômetros delas. O suficiente para ir do centro de Arniqueira ao centro do Guará I, a pé!

Obras, obras, obras… Esse é o substantivo da vez na boca dos moradores de Arniqueira, especialmente para aqueles do SHA conjunto 5/6, que acabam de ser contemplados com a construção de uma tão aguardada galeria de águas pluviais. Um local que costumava causar grandes transtornos durante as temporadas de chuva, agora ganhou uma maravilhosa obra para resolver o problema.

E não para por aí… Na descida do famoso Mirante, também será construído um ponto de drenagem pluvial para amenizar os transtornos causados pelas intensas chuvas de fim de ano.

Acabou? Não! Tem também a construção da caixa de drenagem na Avenida Vereda da Cruz, outro ponto crítico em temporadas de chuva. Aí, o cético pergunta: “Quero ver melhorar o trânsito na Avenida Vereda da Cruz!” Vem a Telma e mostra o projeto do trecho denominado Binário, que vai alongar a avenida até o Areal, no sentido Pistão Sul. O trecho viário vai margear o famoso linhão de Furnas, até a Avenida Águas Claras, com uma extensão de 1,2 km. Essa nova via é a melhor alternativa para os milhares de motoristas que saem da Vereda da Cruz e Águas Claras no sentido Areal, Taguatinga Sul.

         E aí vem o pirata de dois tapa-olhos, tentando, em sua imaginação, desfazer o que está sendo feito. Mas, como diria o filósofo Georg Wilhelm Friedrich Hegel: contra os fatos, não há discussão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top