Sistema inédito que utiliza aplicativo de celular para travar contêineres em caminhões será lançado nesta semana

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Foto: Divulgação

Tecnologia inovadora do Safety Lock teve lançamento mundial na Logistique 2022, realizada recentemente, em Joinville (SC). Segundo pesquisas, o fim do travamento manual vai diminuir em 35% o risco de acidentes em zonas portuárias

O Safety Lock é uma tecnologia inédita que vai acabar com o travamento de container manual na carreta do caminhão. Sem o sistema, o caminhoneiro precisa sair da cabine e ir até a parte traseira para fazer o travamento manual. Segundo pesquisas feitas pela Tek Trade, empresa com mais de 15 anos de experiência no ramo de importação e exportação e responsável pelo lançamento do novo sistema, só o fato do motorista não precisar sair do caminhão, já diminui em até 35% o risco de acidentes em zonas portuárias e terminais.

Com o Safety Lock o caminhoneiro utiliza um aplicativo instalado no celular para fazer a trava do pino com acionamento pneumático. A tecnologia inovadora vai contribuir para maior eficiência e agilidade na movimentação dos carregamentos, além de oferecer mais segurança na zona portuária e no trânsito. O novo sistema foi apresentado recentemente durante a Logistique Business 2022, maior evento de logística e negócios multimodais de cargas do Sul do país, em Joinville (SC).

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“Foram mais de 5 anos de estudos, pesquisas e visitas a fábricas de implementos rodoviários, terminais e portos para chegar na 4º e última versão que será apresentada ao mercado neste mês. Apostamos nessa tecnologia com o intuito de modernizar o atual sistema utilizado há 66 anos: um pino giratório com fixação manual do container na carreta do caminhão. Alimentado pela energia gerada pela força pneumática do próprio caminhão, o Safety Lock é um sistema de travamento automático de container, algo inédito no mundo, que irá contribuir para maior eficiência do transporte de cargas em rodovias e ferrovias”, explica o diretor comercial da Tek Trade Sandro Marin.

Para Marin, a intenção é garantir mais agilidade na movimentação e carregamentos de containers em caminhões, transformando 5 minutos em 20 segundos no processo que o caminhoneiro faz no travamento de um container na carreta, além de oferecer muito mais segurança na zona portuária, terminais e no trânsito. “Hoje, temos cerca de 130 mil caminhões que transportam containers no país. Nossa expectativa é de alcançar 3% do mercado nacional ainda este ano e aumentar as vendas de acordo com a nossa capacidade produtiva”, para num segundo momento iniciar a exportação, complementa o diretor.

Como funciona o Safety Lock

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O dispositivo, que não altera o atual tamanho padrão das travas utilizadas manualmente no mercado, tem um formato de uma caixa, fica no nível da carroceria e possui um pino que se encaixa no container com acionamento pneumático a partir do cavalo mecânico, ligado por meio de um chicote com engate rápido de ar comprimido. O dispositivo é compatível com o layout de todos os modelos de carretas porta-containers, e marcas dos caminhões.

O motorista que tiver o seu caminhão equipado com o Safety Lock não precisará sair da cabine para fazer o travamento do container. Basta apertar um botão no aplicativo do celular e acionar a trava automática dos pinos da carreta ao container. “Isso diminui o número de pessoas em circulação nos terminais e portos em torno da operação de transporte, reduzindo assim o risco de acidentes em zonas portuárias e terminais, afirma Marin. Após acionar o travamento pneumático, o sistema equipado com sensores acenderá uma luz verde no aplicativo e também do lado de fora acima da cabine indicando que o container está perfeitamente preso à carroceria. A sinalização é outro benefício já que pode contribuir para maior eficiência da fiscalização tanto na zona portuária como por agentes de trânsito.

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