Idade não foi divulgada, mas menina teria sido infectada, segundo família, no Pontão do Lago Sul; caso foi confirmado por hospital particular. Pontão diz que faz procedimentos semanais nas áreas ao ar livre para eliminação de possíveis focos de carrapatos
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) investiga uma suspeita de febre maculosa em Brasília. A paciente é uma criança, que não teve a idade divulgada.
A doença é transmitida por carrapato contaminado (saiba mais abaixo) e, segundo a família, a menina foi contaminada no jardim do Pontão do Lago Sul. O Pontão informou que semanalmente faz os procedimentos recomendados nas áreas ao ar livre para eliminar possíveis focos de carrapatos (veja nota completa ao final da reportagem).
O caso de febre maculosa chegou a ser confirmado pelo hospital particular de Brasília onde a criança foi atendida. A unidade de saúde informou que o teste foi realizado no próprio hospital e que, agora, encaminhou amostras para um novo teste ser realizado no Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (Lacen-DF).
O hospital disse ainda que a criança mora no Guará e que ficou cinco dias internada, se recuperou e recebeu alta. A Secretaria de Saúde disse que “oficialmente ainda não há confirmação do caso de febre maculosa no DF“.
“Qualquer resultado só pode ser confirmado ou descartado pelo Lacen, que vai encaminhar as amostras à Fundação Ezequiel Dias, em Belo Horizonte, em Minas Gerais — um laboratório que atua em parceria ao Lacen para identificação da doença”, informou a pasta.
No entanto, a secretaria reconhece que o DF tem áreas com condições favoráveis à ocorrência da doença, como parques urbanos e trilhas, principalmente de julho a setembro.
O que é febre maculosa
A febre maculosa é uma doença infecciosa causada por uma bactéria transmitida através da picada de uma das espécies de carrapato (carrapato-estrela), ou seja, ela não é transmitida diretamente de pessoa para pessoa pelo contato e seus sintomas podem ser facilmente confundidos com outras doenças que causam febre alta. Há no estado duas espécies da bactéria causadora da doença.
Sintomas
A doença pode demorar até duas semanas para se manifestar após o contato inicial. Conforme o Ministério da Saúde, os principais sintomas da doença são:
- Febre
- Dor de cabeça intensa
- Náuseas e vômitos
- Diarreia e dor abdominal
- Dor muscular constante
- Inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés
- Gangrena nos dedos e orelhas
- Paralisia dos membros que inicia nas pernas e vai subindo até os pulmões, causando paragem respiratória
O ministério ressalta que, além dos sintomas acima, com a evolução da febre maculosa, é comum o aparecimento de manchas vermelhas nos pulsos e tornozelos, que não coçam, mas que podem aumentar em direção às palmas das mãos, braços ou solas dos pés.
Como é feito o tratamento?
O tratamento é realizado com antibiótico específico, segundo o Ministério da Saúde. Para isso, é necessário que se busque atendimento médico assim que surgirem os primeiros sintomas. Em alguns casos pode ser necessário internação.
A falta ou demora no tratamento da doença pode agravar o caso, levando à morte. E a recomendação para o uso do antibiótico é feita mesmo antes de sair o resultado do teste da doença.
O que diz o Pontão do Lago Sul
“Sobre um possível caso de febre maculosa associado às áreas externas do complexo, a administração do Pontão do Lago Sul esclarece que:
Visando a segurança dos nossos colaboradores que trabalham diretamente no jardim e dos frequentadores do complexo, realizamos semanalmente atomização nas áreas ao ar livre para eliminação de possíveis focos de carrapatos. Medida que tem apresentado resultados efetivos no combate à pragas.
A Capivara é um animal silvestre e presente em toda cidade de Brasília. Em 2021 o IBRAM foi informado pelo Pontão, via notificação, sobre visitas das capivaras no complexo”.