Três coletas de sangue tiveram resultado negativo para doença, afirma pasta. Caso foi denunciado pela família da criança, em setembro deste ano, após visita ao Pontão do Lago Sul
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou, nesta quarta-feira (27), que descartou a suspeita de febre maculosa no caso da criança de 5 anos que teria internada após ser infectada por carrapato. À época, a família afirmou que a menina foi picada no Pontão do Lago Sul, em Brasília.
“Foram realizadas três coletas de sangue, nos dias 31 de agosto, 11 de setembro e 15 de setembro, todas com resultado negativo”, afirmou a pasta.
Os exames foram realizados no Laboratório da Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Minas Gerais, unidade de referência nacional para a testagem da doença.
Ainda de acordo com a pasta, após os resultados e a varredura realizada no local apontado pela família, a investigação sobre o caso foi encerrada. Dias após o alerta dos familiares da menina, uma equipe da secretaria esteve no Pontão, onde não detectou carrapatos.
Relembre o caso
O alerta sobre o possível caso de febre maculosa foi feito pela família da criança no início de setembro deste ano. A doença chegou a ser confirmado pelo hospital particular de Brasília onde a criança foi atendida.
Após a denúncia, A administração do Pontão disse que monitora rotineiramente as áreas externas do complexo para impedir a proliferação de carrapatos.
Fonte: G1