Foi aplicado raticida em bocas de lobo e tocas na 702/703 e na 716 Norte. A ação irá continuar conforme cronograma para atender a demanda da comunidade
Equipes da Vigilância Ambiental em Saúde (Dival), vinculada à Secretaria de Saúde, em parceria com a Administração do Plano Piloto, realizaram na manhã desta terça-feira (23), ações de desratização nas quadras comerciais da 702/703 e 716, na Asa Norte.
Durante a operação, foi colocado raticida em bocas de lobo e em tocas já mapeadas anteriormente pelas equipes. O objetivo é controlar a população de roedores que transmite, por meio da urina, a leptospirose, além de outras doenças. O mutirão também foi integrado com o trabalho de combate à dengue.
Conforme a chefe do Núcleo de Vigilância Ambiental da Asa Norte, Ozenilde Noronha, equipes estão nas quadras monitorando e orientando moradores e comerciantes. “Nossas equipes estão seguindo um cronograma para atender as demandas. Antes de cada operação, vamos ao local e mapeamos e identificamos possíveis focos e depois aplicamos o raticida, assim temos uma maior efetividade nas ações”, explica.
Ozenilde também ressalta que quando identificadas as tocas, os agentes fazem a colocação de raticidas, de forma adequada para não oferecer riscos à saúde humana, principalmente crianças, ou para animais. Para isso, a operação é realizada com dois tipos de raticidas: um para ambiente seco, colocado nas tocas; e outro para ambientes úmidos, como bueiros.
O administrador do Plano Piloto, Bruno Olímpio, reforça as orientações quanto ao descarte irregular de lixo e resto de alimentos: “Solicitamos que a comunidade e comerciantes colaborem e descartem de forma correta o lixo. O resto de alimentos acondicionados em ruas contribui muito para o aumento de roedores e insetos, principalmente nas áreas comerciais”.