Preços altos e dificuldade de recarga impedem popularização do carro elétrico

Carro-eletricos-da-Peugeote-208-gt.jpeg

Foto: Divulgação

Apesar da tendência de transição energética internacional, no Brasil, os consumidores têm planos de investir nos veículos movidos a eletricidade, mas ainda encontram preços altos e dificuldade na recarga

O uso de carros elétricos e híbridos ainda não ganhou muita força no Brasil, porém uma pesquisa do Hello Research encomendada pela Tupinambá Energia mostra que quase 60% dos consumidores brasileiros têm interesse de comprar veículos com essa tecnologia ainda muito cara para a maioria da população. Os modelos mais simples chegam a custar mais de R$ 140 mil. A maioria dos interessados (66%) está no Centro-Oeste segundo o levantamento.

Entretanto, brasileiros que já experimentaram os veículos, como os motoristas de aplicativo, reclamam da autonomia reduzida e das dificuldades para recarregar a bateria, perdendo horas de trabalho nas filas.

Foto: Divulgação

Davi Bertoncello, principal executivo (CEO) da Tupinambá, empresa que desenvolve e administra pontos de recarga no Brasil e no exterior, explica que há uma grande expectativa para que as vendas de carros elétricos continuem evoluindo e se tornando, gradativamente, uma escolha mais fácil e prática para todos. Porém, ainda há grandes desafios para chegar ao objetivo. “Um dos grandes problemas enfrentados nessa área é a desinformação a respeito da mobilidade elétrica. Há um trabalho a ser feito de informar, ensinar e educar a população sobre o tema e a tecnologia para cada vez mais facilitar o uso e tornar a solução amplamente utilizada”, afirma.

Para Bertoncello, com a ascensão do uso de carros elétricos, o consumidor vai perceber a diferença dos custos da manutenção e do consumo com os veículos a combustão. “Entre os principais motivos que levam o motorista a optar por um modelo elétrico, estão os custos menores em comparação com modelos movidos a combustão, a sustentabilidade, praticidade, tecnologia e conforto”, aponta.

Foto: Divulgação

Uma das grandes dúvidas entre os consumidores é se há pontos para abastecimento desses carros no país. Ele explica que, no Brasil, existe uma previsão de chegar a 3 mil eletropostos disponíveis nas principais cidades e nas rodovias brasileiras, até o fim deste ano, e a 10 mil, dentro de três anos.

“É possível encontrar a maioria desses eletropontos no aplicativo da Tupinambá, que pode ser baixado gratuitamente”, conta Bertoncello. “O aumento de venda dessa categoria de veículos e o aumento expressivo da infraestrutura de recarga pública e semipública no país são alguns dos motivos que ajudam a impulsionar o crescimento dos elétricos no país”, observa.

Fonte: CB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top