Animais estavam presos em gaiolas, com água suja e sem comida. Investigadores prenderam dois homens suspeitos de manter local
A Polícia Civil do Distrito Federal fechou um canil clandestino e resgatou 46 cachorros em situação de maus-tratos. O caso ocorreu na quinta-feira (4), em Planaltina. De acordo com a investigação, animais de diversas raças estavam presos em gaiolas, com água suja e sem comida. Além disso, os bichos, segundo a polícia, viviam em situação de abandono.
Imagens do local mostram que os cachorros não tomavam banho e sofriam com sarna. Além disso, os cães estavam em locais sujos de fezes e urina.
A investigação informou que um dos responsáveis pelo canil é um professor da rede pública de ensino, de 49 anos. Em depoimento, ele negou as acusações e afirmou na delegacia que os animais foram comprados, ganhados e adotados.
O suspeito disse também que não comercializava os cachorros e que eles, voluntariamente, se reproduziam. O outro envolvido, de 53 anos, é companheiro do professor e preferiu ficar em silêncio.
Os suspeitos foram presos pelos crimes de maus-tratos aos animais. O delegado informou que não cabia fiança e os encaminhou para carceragem da Polícia Civil.
Resgate
Neste sábado (6), os animais começaram a ser tratados por voluntários. Eles tomaram banho, fizeram tosa e também passaram por avaliação veterinária.
O projeto Adoção São Francisco, que ajudou no resgate, busca pessoas que possam dar um lar temporário aos bichos, até a Justiça decidir se eles vão para adoção. Quem quiser ajudar, pode entrar em contato com a instituição pelo telefone (61) 98215-4751.
Fonte: G1