Plenária do PSD-DF reúne filiações, lançamento de pré-candidatos e cria PSD 60+

IMG_6514-scaled.jpg

Brasília, 20 de setembro – Em uma plenária marcada por grande entusiasmo e participação, o PSD do Distrito Federal realizou neste sábado (20) a filiação de novos membros, anunciou pré-candidatos para as próximas eleições e lançou oficialmente o PSD 60+, segmento dedicado a valorizar e estimular a participação política de cidadãos com 60 anos ou mais. A iniciativa, idealizada pelo membro da executiva do partido, Fábio de Carvalho, e apoiada pelo presidente regional do partido, Paulo Octávio, destacou a importância de resgatar a experiência dos mais velhos no debate público e na construção de políticas inclusivas.

Walter Bertulucci ao lado do presidente do PSD, Paulo Octávio, Fábio Carvalho à direita e João Carlos Bertolucci (primeiro à esquerda)

Homenagem a Walter Bertulucci, pioneiro de Brasília

O evento teve um momento de emoção especial com a filiação de honra de Walter Bertolucci, pioneiro de Brasília, de 89 anos, que chegou à cidade em julho de 1958 vindo de Uberaba, Minas Gerais. Instalado inicialmente na Cidade Livre — hoje Núcleo Bandeirante —, Walter se consolidou como empresário, dono de oficina mecânica, onde nasceram suas primeiras filhas, Marilda e Marilza Bertulucci.

Walter Bertulucci é abraçado por Paulo Octávio (Presidente PSD – DF – Foto Divulgação)

Em 1961, mudou-se para Taguatinga, fundou a WB Peças Usadas e expandiu sua família com mais seis filhos ao lado da esposa Maria Aparecida Cavalari Bertulucci, com quem é casado há 60 anos. Além dos oito filhos, Walter é avô de 14 netos e bisavô de três meninas. Entre seus empreendimentos, destacam-se o Prédio Bertolucci & Rios (no Pistão Sul de Taguatinga) e o legado Residencial Bertolucci, em Águas Claras, patrimônio que construiu com muito trabalho e dedicação.

Walter Bertulucci é um apaixonado pelas conquistas do ex-presidente Juscelino Kubitschek (Foto: Divulgação)

Acompanhando o pai no evento, João Carlos Bertolucci reforçou o legado familiar e político. Conhecido no meio político e profissional apenas como Bertolucci, ele já esteve como presidente interino do Partido Verde do Distrito Federal, foi candidato a deputado distrital em 2002 e 2006 pelo PFL, a deputado federal pelo Partido Verde e, em 2008, a vereador pelo Democratas. Vale ressaltar que Bertolucci deixou um recall político expressivo quando disputou a eleição de deputado distrital em 2006, mas reforça seu distanciamento de futuras candidaturas.

“Fui procurado, no início do ano, para ser candidato a deputado distrital novamente, mas não tenho mais entusiasmo. Compreendi que o meu tempo passou, mesmo diante da insistência de alguns grupos. A política precisa ser construída de forma plural, com apoio popular. Ainda que seja de uma base restrita, é fundamental ter um grupo unido e engajado e isto eu ainda preservo. Mas, acho que o meu tempo se foi˜, afirmou Bertolucci.

Bertolucci, Paulo Octávio e Walter (foto: Divulgação)

PSD 60+ e incentivo à participação política dos idosos

Com o PSD 60+, o partido reforça seu compromisso de ampliar a cidadania e incentivar a participação ativa dos idosos na política, reconhecendo a experiência como um patrimônio essencial para a sociedade. A criação do segmento também fortalece o diálogo intergeracional e valoriza aqueles que ajudaram a construir Brasília, como Walter Bertulucci.

⸻Paulo Octávio e o legado histórico do PSD de Juscelino Kubitschek

O presidente regional do PSD-DF, Paulo Octávio, político conhecido no Distrito Federal, coordenou o evento e destacou o papel estratégico do partido no cenário nacional. O PSD, sob a presidência nacional de Gilberto Kassab, tem entre seus maiores filiados históricos o ex-político mineiro Juscelino Kubitschek, que foi pela legenda deputado federal e presidente da República, além de criador e fundador de Brasília (na época chamada de Nova Capital), reforçando a tradição do partido de valorizar a experiência e a contribuição de seus integrantes para o desenvolvimento do país.

Juscelino Kubitschek é lembrado como o estadista do “desenvolvimentismo”. Seu lema “50 anos em 5” simbolizou a aceleração da modernização do país, com forte incentivo à industrialização, abertura para multinacionais e construção de grandes rodovias. Sua obra mais marcante foi a fundação de Brasília, transferindo a capital para o Planalto Central e promovendo a integração nacional. JK deixou um legado de otimismo e progresso, tornando-se um dos líderes mais populares e visionários da história do Brasil, mesmo enfrentando críticas pelo aumento da dívida externa e da inflação.

Ana Cristina Kubitscheck de Oliveira, esposa de Paulo Octávio e neta do ex-presidente JK, ao lado de Walter Bertulucci (foto divulgação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top