Pedestres ganham nova calçada ao lado da obra do Túnel de Taguatinga

52203268920_f6efed2138_c.jpg

Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

O passeio na entrada da cidade, com 50 metros de extensão, marca o início da construção da via que ligará o túnel à EPTG

http://www.instagram.com/gov_df

A caminhada diária da cerimonialista Fátima Dias, 41 anos, por Taguatinga está mais segura. Um calçamento novinho com 50 metros de extensão foi construído na entrada da cidade, próximo à EPTG. “Para quem costuma se locomover a pé, um passeio bem-conservado é valioso”, garante. “A gente pode andar despreocupada, sem medo de cair”.

A instalação do calçamento foi motivada pelas obras do túnel da cidade. Para construir a via de ligação entre a passagem subterrânea e a Estrada Parque Taguatinga (EPTG), o alambrado que delimita a construção avançou 30 metros. Com isso, uma antiga calçada já desgastada pelo tempo foi parar dentro do canteiro.

Os trabalhos na pista de pavimento rígido que ligará o Túnel de Taguatinga à EPTG começaram nesta quinta-feira (7). Os operários quebraram asfalto e calçamentos de uma área de 470 m² no emboque (entrada) do túnel 2, sentido Ceilândia-Brasília, para a construção da nova laje de fundo.

Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

O espaço passará por limpeza e receberá uma camada de brita para permitir o escoamento de águas subterrâneas. Por cima deste colchão drenante é executado o concreto magro, que evita o contato da laje com o solo.

“Quando a via de ligação do túnel 2 estiver pronta, passaremos a trabalhar na pista que leva o túnel 1 à EPTG”, explica o subsecretário de Acompanhamento e Fiscalização da Secretaria de Obras, Ricardo Terenzi. “Não podemos interditar os dois emboques ao mesmo tempo para não perdermos o acesso ao interior da passagem subterrânea”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

scroll to top