Pavimento rígido começa a ser aplicado no corredor exclusivo da Rodoviária da Asa Sul

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Quando a obra for concluída, os usuários do transporte público terão uma via exclusiva que liga a estação ao Aeroporto de Brasília, W3 e L2 | Fotos: Francisco Gualberto/ SODF

Investimento na obra é de R$ 13,2 milhões; via integra o Corredor Eixo Oeste, que liga o Sol Nascente ao Plano Piloto

O Governo do Distrito Federal (GDF) deu início, nesta quarta-feira (31), à etapa de concretagem do corredor exclusivo de ônibus que faz a ligação do Setor Policial Sul com a Rodoviária da Asa Sul. A obra faz parte do Corredor Eixo Oeste e tem um investimento de mais de R$ 13,2 milhões para garantir um deslocamento mais célere e confortável aos usuários de transporte público do Distrito Federal.

Já foram executados serviços de drenagem, movimentação de solo (terraplanagem) e preparação da sub-base para receber o concreto. A partir de agora, os 20 homens contratados pelo GDF trabalham de segunda a sexta-feira para aplicar o pavimento rígido por 1,5 km de extensão da via. Quando a obra for concluída, os usuários do transporte público terão uma via exclusiva que liga a estação ao Aeroporto de Brasília, W3 e L2.

“Essa é uma obra que está bastante acelerada. Quando a gente concluir a concretagem, poderemos fazer a interligação com o corredor exclusivo que sai da Epig e passa pelo Setor Policial. Teremos um viaduto que dá acesso à rodoviária, então os ônibus não vão circular em conjunto com os carros de passeio. Dessa forma, a gente consegue dar mais conforto para quem usa o transporte público”, detalhou o secretário de Obras e Infraestrutura, Valter Casimiro.

No momento, as equipes trabalham na aplicação do pavimento rígido em concreto. A próxima etapa é dar início à instalação de meios-fios e bocas de lobo, e, em seguida, realizar o encaixe que liga a obra da Rodoviária com o Setor Policial.

O planejamento e o período de estiagem foram importantes para dar celeridade aos trabalhos

De acordo com o responsável técnico da obra, João Vitor Ramos Fidelis, o planejamento e o período de estiagem foram importantes para dar celeridade aos trabalhos. “Estamos entrando no quarto mês com praticamente metade dos serviços já realizados. Houve muito planejamento para priorizar algumas frentes de serviços mais importantes. Também conseguimos trabalhar em pontos diferentes concomitantemente, o que acelerou a obra. Além disso, o período de seca colabora na celeridade porque temos uma produtividade muito maior”, afirmou o engenheiro.

Durabilidade e conforto

A escolha pelo revestimento da via em concreto tem relação com a alta resistência e durabilidade do material. O pavimento rígido é capaz de suportar cargas pesadas e tráfego intenso sem deformações significativas, sendo ideal para rotas de ônibus, onde o peso constante dos veículos pode causar danos rápidos a outros tipos de pavimentação.

O Corredor Eixo Oeste terá 38,7 km de extensão com pistas e faixas exclusivas nas principais vias de ligação do Sol Nascente com o Plano Piloto, como a Avenida Hélio Prates, a Epig e a ESPM, que levam à Rodoviária do Plano Piloto. O objetivo é reduzir em meia hora o tempo de deslocamento.

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