Pequena faixa de 60 cm de largura e 100 m de comprimento onde a máquina não alcança está sendo preenchida manualmente por operários, mantendo a qualidade da aplicação
Entra na fase final a concretagem do pavimento rígido na passagem sul do Túnel de Taguatinga. Na primeira semana de outubro, os operários responsáveis pela maior obra viária urbana em execução do país finalizam a pavimentação de uma faixa de 60 cm de largura e 100 metros de comprimento na lateral esquerda da pista – sentido Ceilândia-Plano Piloto.
O trabalho de concretagem nessa etapa final é manual, já que a máquina usada e a técnica de aplicação mecânica não abrangem toda a pista. “Pelo tamanho do equipamento e pelo espaço da aplicação, é necessário que essa faixa de 60 cm seja concretada manualmente pelos nossos operários, o que é comum nesta etapa de acabamento da obra e não compromete em nada a qualidade do restante do piso”, explica um dos engenheiros civis responsáveis pela construção do túnel, André Borges.
São aproximadamente 17 cm de espessura do revestimento composto por placas de concreto de cimento Portland (PCS), com durabilidade de até 30 anos. A estrutura tem capacidade muito maior que a pavimentação composta de massa asfáltica – que, de acordo com a intensidade de uso, exige constante recuperação ou substituição.