Meteorologista explica que país passa por onda de calor. Fenômeno provoca aumento de temperatura em até 5°C acima da média
O Distrito Federal deve ter um novo recorde de calor nesta quarta-feira (23). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros podem atingir os 34°C. Nesta terça (22), a capital teve o dia mais quente do ano. A região de Águas Emendadas, em Planaltina, registrou 33,2°C.
O meteorologista Cleber Souza explicou que o país passa por uma “onda de calor”, o que provoca o aumento da temperatura em até 5°C acima da média. De acordo com ele, em agosto, é típico que o Distrito Federal tenha picos de temperaturas e de secura.
“Uma massa de ar seco está predominando na maior parte do Brasil e provocando queda da umidade. Por isso, ocorre essa alta na temperatura”, diz o meteorologista.
Calor deve continuar
A previsão do Inmet é de que as temperaturas devem continuar altas até, pelo menos, sexta-feira (25). Além disso, a capital está sob alerta laranja para baixa umidade relativa do ar.
Quando isso ocorre, há risco de incêndios florestais e surgimento de problemas de saúde como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.
Confira abaixo as recomendações para os dias mais secos:
- 🍶 Beba bastante líquido;
- 🏃 🚫 Atividades físicas não são recomendadas;
- ☀️🙅 Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia;
- 💧 Use hidratante para pele e umidifique o ambiente.
Em caso de dúvidas, a orientação é buscar mais informações junto à Defesa Civil, pelo telefone 199, e ao Corpo de Bombeiros, pelo número 193.
Hidratação
Em média, um adulto precisa beber 2 litros de água por dia. Mas a quantidade pode variar conforme o peso ou se a pessoa faz algum esporte, por exemplo. Para calcular quanto você deve beber, basta multiplicar 35 ml pelo peso do seu corpo.
Fonte: G1