Atividade educativa foi promovida pelo Manias Festival e Feira Pet Friendly, que conta com recursos do GDF e segue até domingo (10), com entrada gratuita
Cerca de 300 estudantes de escolas públicas da Estrutural e de São Sebastião assistiram a uma sessão teatral sobre cuidado com os animais, nesta sexta-feira (8), no Manias Festival e Feira Pet Friendly. Realizado com recursos do Governo do Distrito Federal (GDF), o evento ocorre no Estacionamento 12 do Parque da Cidade até domingo (10), das 8h30 às 18h, com exposição de produtos para os pets, animais para doação, palestras e conscientização sobre a saúde de cães e gatos. A entrada é gratuita.
“Estava muito animada para vir a esse teatro. Acho que foi o melhor que já vi”, contou a estudante Alicia Magalhães, 8 anos. A menina tem dois cachorrinhos em casa e conta que faz questão de manter a saúde deles em dia: “É muito importante cuidar deles e deixá-los bem quentinhos. Não pode deixar na chuva, senão eles podem ficar doentes.” Quem também pensa desta forma é a estudante Natália Luz, 8, que convive com duas cadelinhas. “A Lupita e a Mel são minhas cachorrinhas desde sempre. São praticamente gente. Minha mãe até deixa elas dormirem comigo”, brinca.
O festival recebeu investimento de cerca de R$ 400 mil da Secretaria de Turismo (Setur-DF). O titular da pasta, Cristiano Araújo, lembrou que Brasília é uma cidade turística amiga dos animais, título reconhecido e incentivado pela lei 7.225/2023. “A lei visa promover o turismo e o bem-estar dos animais, além de encorajar a convivência de pessoas e pets em ambientes públicos e privados”, destacou o gestor. “É importante fomentar os eventos que acolham os pets, pois hoje em dia as famílias buscam estar em lugares que acomodam tanto elas quanto seus animais.”
Um dos professores presentes na feira, Renivaldo Araújo disse que os cuidados com a natureza e animais são tema de estudo nas escolas, mas que, ao serem abordados por outras pessoas, podem ser mais absorvidos pela garotada. “Foi um momento para as crianças aprenderem a valorizar não só o meio-ambiente, mas também os animais, fortalecendo o trabalho dos professores. Quando ficamos muito presos na sala de aula, a educação fica mais mecânica. Agora, quando a gente sai, que vem com uma atividade como essa, que é bem mais lúdica, tornamos a educação mais efetiva”, frisou.
Programação
No sábado (9), o público poderá participar de oficinas artesanais de patinhas pet, além de prestigiar performances interativas com o Grupo Posers e um desfile pet. No dia seguinte, haverá uma palestra com o especialista em saúde animal Alexandre Rossi, conhecido como Dr. Pet, às 10h30, oficinas de artesanato e mais um desfile pet, às 15h.
A artesã Lilia Maria dos Santos trabalha com arranhadores, camas, toucas e outros artigos para cães e gatos. Para ela, a oportunidade de expor em uma feira com foco em pets incentiva o mercado: “Aqui podemos divulgar o nosso trabalho e conquistar novos clientes, principalmente no final de semana, que esperamos ter boas vendas. Nosso trabalho é personalizado e não pode ser encontrado em pet shops”,
Um dos organizadores do festival e responsável pela parte educativa, Gleison Wily afirmou que são esperadas mais de 2 mil pessoas no final de semana. “Essa é a quinta edição do evento, já tivemos edições em Taguatinga, Gama e aqui no Parque da Cidade”, assinalou. “A ideia é trazer um espaço pet friendly, conscientizando as pessoas sobre os bons tratos aos animais por meio do teatro e palestras.”
Também estão expostos produtos confeccionados por reeducandos da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso do Distrito Federal (Funap), da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF). O catálogo inclui arranhadores, camas e laços para os bichinhos. A diretora-executiva da Funap, Deuselita Martins, explicou que a produção dos itens faz parte do processo de ressocialização.
“Nossos reeducandos, por meio das oficinas de artesanato e marcenaria, têm a oportunidade de transformar materiais recicláveis em produtos úteis e de alta qualidade para pets”, disse Martins. “Essa experiência reforça o valor do trabalho e contribui para o desenvolvimento pessoal de cada reeducando, além de promover a inclusão e a responsabilidade social. Estamos felizes em compartilhar com a comunidade o resultado desse trabalho e esperamos que ele inspire ainda mais ações de solidariedade e reintegração.”
Por sua vez, a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, enfatizou que “oferecer profissionalização aos reeducandos é contribuir para a função ressocializadora atribuída às penas privativas de liberdade a fim de reintegrá-los à sociedade.” A gestora complementou: “A questão da não reincidência está muito vinculada à possibilidade de essas pessoas terem vínculos empregatícios, portanto é preciso criar as oportunidades para que esses detentos se capacitem.”
Serviço
Manias Festival e Feira Pet Friendly
Data: sábado (8) e domingo (9)
Horário: das 8h30 às 18h
Local: Estacionamento 12, Parque da Cidade
Mais informações em Instagram (@feiramanias)