Vias serão liberadas para veículos somente depois de avaliação técnica, após a finalização da posse presidencial e dispersão do público, informou Segurança Pública
A Esplanada dos Ministérios, em Brasília, será fechada a partir das 5h desta sexta-feira (30) para a preparação e realização da posse presidencial, que ocorre no dia 1º de janeiro. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o acesso para veículos só será liberado depois do evento, na madrugada de segunda (2).
O Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), o Batalhão de Trânsito Rodoviário (BPRV) em ação conjunta com o Departamento de Trânsito (Detran-DF) ficarão responsáveis pela organização, bloqueios e fluxo do tráfego no centro de Brasília durante a preparação e realização da posse.
Na madrugada de sábado (31), as vias N2 e S2 também serão fechadas e apenas veículos credenciados poderão circular na Esplanada. O bloqueio da S1 será a partir da alça leste da Rodoviária do Plano Piloto — retorno que liga as asas Sul e Norte.
Os motoristas que estiverem na L2 Norte não poderão acessar a Esplanada. As vias serão liberadas para veículos somente depois de avaliação técnica, após a finalização do festival e dispersão do público.
Acesso à Praça dos Três Poderes na posse será restrito a 30 mil pessoas
O governo do Distrito Federal informou nesta quinta-feira (29) que, por questão de segurança, o acesso à Praça dos Três Poderes ficará limitado a 30 mil pessoas no domingo (1º), dia da posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva. Além disso, o horário limite para acessar a praça será 12h30.
De acordo com o governo do Distrito Federal, haverá pontos de revista em diversas estações na Esplanada.
Por isso, a orientação é que o público chegue com antecedência, para evitar a formação de filas. Não será permitida a entrada com objetos como: arma branca ou de fogo, mastro de bandeira, estilete, álcool líquido, laser.
Fonte: G1