Votação vai das 8h às 17h. Venda de bebidas alcoólicas está liberada; alguns espaços de lazer, como o Zoológico, ficam fechados
Neste domingo (2), acontece o primeiro turno das eleições de 2022. No Distrito Federal, cerca de 2,2 milhões de pessoas devem comparecer às urnas para escolher deputado federal, deputado distrital, senador, governador e presidente da República.
A venda de bebidas alcoólicas está liberada, já alguns espaços de lazer, como o zoológico, ficam fechados. O transporte público vai funcionar nos horários de sábado.
Para ajudar a planejar seu domingo de eleição, o RI reuniu informações sobre o funcionamento do comércio, órgãos públicos e outros serviços. Confira abaixo:
Transporte público
Metrô
- O metrô funciona das 7h às 19h.
Ônibus
- A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), informa que as linhas ônibus, no domingo, circulam de acordo com a tabela horária dos sábados.
Trânsito
A Esplanada dos Ministérios não terá intervenções no trânsito e nenhum tipo de proibição de circulação de pedestres. “Mudanças só devem ocorrem em caso de necessidade”, diz o gabinete de gestão estratégica.
O Congresso Nacional, os ministérios da Justiça e Segurança Pública e de Relações Exteriores, além do Supremo Tribunal Federal (STF) e Tribunal Superior Eleitoral (TSE) serão protegidos com grades. Os prédios contarão com segurança própria e reforço da Polícia Militar.
O Detran, os batalhões da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária Federal farão o monitoramento das ruas e rodovias. “Intervenções pontuais poderão ser realizadas, caso haja necessidade de organizar o trânsito”, diz o governo. O Eixão fica aberto para o público e sem circulação de veículos.
Segurança
- Polícia
O planejamento prevê que as 610 escolas que vão funcionar como locais de votação terão policiamento reforçado. Além disso, a Secretaria de Segurança diz que haverá proteção nos locais de apuração de votos, segurança de juízes eleitorais, e prevenção e monitoramento de crimes eleitorais.
Até o final da votação, as escolas onde funcionam zonas eleitorais ficam sob monitoramento da Polícia Militar, assim como os locais de apuração de votos e os cartórios eleitorais. De acordo com o GDF, todo efetivo disponível de forças de segurança estará atuando ou de sobreaviso, no domingo.
A Polícia Federal terá equipes em cada uma das 19 zonas eleitorais para atuar em caso de crimes eleitorais. Se atividades ilícitas sejam confirmadas, os envolvidos serão levados para a superintendência da PF, em Brasília.
- Bombeiros
Funcionam normalmente 24h por escala.
- Prisões
De acordo com a Artigo 236 do Código Eleitoral (Lei 4.737/1965), desde terça-feira (27) e até 48 horas depois do primeiro turno de votação, domingo (2), os eleitores só podem ser presos em caso de flagrante delito, em cumprimento de sentença judicial por crime inafiançável e em caso de impedir o trânsito de outro cidadão, assim, prejudicando o livre exercício do voto.
Segundo a legislação eleitoral, também está admitida a prisão daqueles que têm sentença criminal condenatória por crime inafiançável como o racismo e tráfico de drogas, por exemplo.
Saúde
O funcionamento das unidades de saúde que abrem no domingo é o mesmo de toda a semana. O Samu (192) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24h prestarão serviço regular.
Comércio
A Fecomércio informa que o comércio do Distrito Federal funciona da mesma forma que na maioria dos feriados. Proprietários de lojas do varejo em geral, situadas nas quadras e shoppings, deverão montar esquema de revezamento dos funcionários para possibilitar que eles votem..
Os horários de funcionamento do comércio serão determinados pelos empresários. Farmácias, bares e restaurantes funcionam normalmente, mas precisam liberar os funcionários para votar.
Donos de açougues, mercados e fruteiras, entre outros varejos, decidem se querem ou não abrir. O mesmo ocorre com as feiras.
Espaços culturais
Os espaços culturais sob gestão da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF funcionam normalmente (confira a lista aqui). Mas alguns locais públicos fecham; entre eles:
- Zoológico de Brasília
- Parque Nacional de Brasília (Água Mineral)
- Congresso Nacional : visitas suspensas sábado (1º) e domingo (2)
- Memorial JK
Lei Seca
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) determinou que não haverá proibição do comércio de bebidas alcoólicas no dia da eleição. Segundo a Secretaria de Segurança do Distrito Federal, os órgãos de trânsito estarão atuando, em todo o DF, na fiscalização da alcoolemia ao volante.
Passo a passo para as eleições
O eleitor deve conferir o seu local de votação e comparecer em sua zona eleitoral entre 8h e 17h. É importante destacar que caso o eleitor esteja em uma fila, dentro do seu local de votação, após as 17h ele não será impedido de votar.
A ordem de votação na urna é a seguinte:
- Deputado federal – quatro dígitos
- Deputado distrital – cinco dígitos
- Senador – três dígitos
- Governador – dois dígitos
- Presidente – dois dígitos
Fonte: G1