Ocorrência foi na quadra 601 na tarde de sábado (22). Polícia ambiental soltou bichos na natureza
Dois saruês foram encontrados no forro de uma casa na tarde deste sábado (22), na quadra 601 da Asa Norte, no Distrito Federal. Policiais militares do Batalhão Ambiental foram chamados e resgataram os animais. Um deles, era filhote.
“O bicho é brabo, heim”, disse um dos PM’s na hora da captura.
Não há informações de como eles foram parar no local. Os saruês foram soltos na natureza.
Gambá brasileiro
O saruê é uma espécie de gambá. Trata-se de um marsupial brasileiro. Os marsupiais têm uma espécie de bolsa no ventre. Ao invés de nascerem filhotes, nascem embriões com cerca de um centímetro de comprimento e, na bolsa da mãe, eles encontram as mamas.
O saruê, sob forte estresse, pode exalar mau cheiro – já que se trata de um gambá. Ele se alimenta de raízes, frutas, vermes, insetos, moluscos, anfíbios, pequenas serpentes, lagartos, ovos e até aves. Por isso, tem um papel importante como agente disseminador de sementes, e ajuda a recuperar ambientes degradados na natureza, dizem os ambientalistas.
Com as queimadas e a redução das áreas de cerrado, o saruê acaba se adaptando ao ambiente urbano onde encontra comida facilmente. Mas não deve ser criado como animal doméstico.
Fonte: G1