DER libera faixas exclusivas após falha no Metrô, no DF

EPTG.jpg

Carros trafegam pela EPTG, via que tem faixa exclusiva, no DF — Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

Decisão vale para EPTG, EPNB, Setor Policial e W3 Sul e Norte. Medida fica em vigor até volta da circulação dos trens

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) liberou, nesta terça-feira (28), as faixas exclusivas para ônibus, vans escolares e táxis nas rodovias distritais e nas vias urbanas do Distrito Federal. A medida foi estabelecida para veículos considerados leves e vai durar até a volta do funcionamento dos trens da Companhia do Metropolitano (Metrô) (veja mais abaixo).

A liberação começou às 10h desta terça, apesar do Metrô estar fechado desde às 5h30, horário em que os trens começam a circular. A liberação ocorre nas seguintes pistas:

  • Estrada Parque Taguatinga (EPTG)
  • Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB)
  • Setor Policial
  • W3 Sul e Norte

“A medida visa desafogar o enorme fluxo de veículos pequenos que estão trafegando nas vias no dia de hoje devido a problemas apresentados no Metrô, que em decorrência do furto de cabos de energia, precisou paralisar as atividades”, informou o órgão de trânsito.

Parada de ônibus lotada após pane do metrô no DF — Foto: Reprodução TV

Transtorno

As estações do Metrô amanheceram com as portas fechadas no Distrito Federal. De acordo com a Companhia do Metropolitano, houve falha na sinalização do transporte por causa de furtos de cabos de energia.

Até a última atualização desta publicação, não havia previsão para o retorno do serviço. Por causa do problema, a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) disse que as linhas de ônibus de Samambaia, Ceilândia, Taguatinga e Águas Claras em direção ao Plano Piloto, que operam na área de influência do Metrô, serão reforçadas com mais viagens.”

Durante essa manhã, os passageiros enfrentaram paradas de ônibus lotadas, enquanto buscavam por uma alternativa de transporte. Com os veículos lotados, muitos usuários não conseguiam entrar nos ônibus.

Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

O que diz o Metrô-DF

“O Metrô-DF informa que as estações estão fechadas e que, no momento, não há prestação de serviço, devido à falta de sinalização. As equipes de manutenção estão em campo para verificar as causas do problema. Assim que possível atualizamos as informações. O sistema de Sinalização e Controle é responsável por enviar a informação da localização de cada trem na via para o Centro de Controle. O sistema impede a aproximação de trens e, por segurança, reduz a velocidade de tráfego em determinado trecho quando há falha. As falhas podem ser provocadas por diversas ocorrências, tais como: queda de energia; raios; curtos-circuitos; rompimento de cabo ou de fibra óptica; atos de vandalismo; defeito em componentes dos diversos equipamentos espalhados pela via; falha nos computadores que compõem o Sistema de Sinalização ou no Sistema de Transmissão de Dados. O Metrô-DF informou o problema à Secretaria de Mobilidade, que já determinou reforço nas linhas de ônibus.”

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top