Para abrir Comissão Parlamentar de Inquérito é preciso oito assinaturas; seis distritais haviam assinado até última atualização desta reportagem
Deputados distritais apresentaram nesta segunda-feira (27), na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), um requerimento que pede a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigação das “falhas de atendimento e de gestão da saúde pública no DF desde a criação do IGES“. O Instituto de Gestão Estratégica em Saúde (Iges) é responsável pela administração das Upas, do Hospital de Base, do Hospital Regional de Santa Maria e do contrato com ambulâncias terceirizadas.
É preciso que oito parlamentares assinem o requerimento para que a CPI seja aberta. Até a última atualização desta reportagem, cinco tinham assinado: Fábio Félix (PSOL), Gabriel Magno (PT), Max Maciel (PSOL) e Dayse Amarílio (PSB), mesmos deputados que apresentaram o requerimento, Chico Vigilante (PT) e Ricardo Vale (PT).
Após oito assinaturas, é preciso que o presidente da CLDF, deputado Wellington Luiz (MDB) instaure a Comissão.
“Entendo que é muito cedo para se falar de CPI. Acho que nesse momento precisamos focar todas as nossas energias em encontrar soluções”, diz o deputado Wellington Luiz (MDB).
Reunião com o Iges
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/V/j/L81XVcS6OCGe8vEmCAtA/crd-reuniao-saude-df-passagem-00023-frame-74.jpeg)
Wellington Luiz (MDB), presidente da CLDF, Gustavo Rocha, chefe da Casa Civil do DF, e Luciene Florêncio, secretária de Saúde. — Foto: Natália Valarini / TV Globo
Todos os 24 deputados distritais se reuniram na tarde desta segunda-feira para discutir a saúde no DF. O encontro foi fechado para a imprensa e para o público.
O presidente do Iges-DF, Juracy Lacerda, chegou na Câmara Legislativa acompanhado pela secretária de Saúde do DF, Luciene Florêncio. Nenhum dos dois respondeu à imprensa. O chefe da Casa Civil do DF, Gustavo Rocha, também participa do encontro.
A reunião durou cerca de duas horas. Ao final, a distrital Dayse Amarílio disse que os distritais saíam “frustrados”.
“[Passaram a ] Sensação que não há crise, não há colapso […] A gente sai bastante frustrado da reunião. A gente sai sem respostas. Total falta de transparência [sobre contratos do Iges]”, diz a parlamentar.
Ibaneis faz anúncio em rede social
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/A/o/ZFAljRTcm3jNWgLdC4Ow/ibanes-posts.jpeg)
Post do governador Ibaneis anuncia contratação de servidores para Saúde — Foto: Twitter/Reprodução
O governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou, nesta segunda-feira (27), em suas redes sociais, que autorizou a contratação imediata de 492 novos servidores da saúde sendo 221 técnincos de enfermagem, 122 enfermeiros e 149 médicos.
“Seguimos firmes, trabalhando por todo o DF”, diz Ibaneis em post.
Fonte: G1