Operação da Polícia Rodoviária Federal ocorreu na terça (6) e quarta-feira (7), na área rural. Três homens foram presos em flagrante
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou 14 trabalhadores em condições análogas à escravidão na área rural de Sobradinho, no Distrito Federal. A operação ocorreu na terça (6) e na quarta-feira (7), e resultou na prisão de três homens.
O trio foi levado à Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, e irá responder pelos crimes de submissão a trabalho escravo e tráfico de pessoas.
Nos dois dias da operação, duas propriedades rurais foram fiscalizadas. Nelas haviam trabalhadores vindos do Ceará para trabalhar com hortifrutigranjeiros.
Segundo a PRF, foram encontradas várias irregularidades. Entre elas:
- Péssimas condições das estruturas físicas dos alojamentos, com instalações elétricas com fios expostos
- Superlotação dos ambientes
- Banheiros insalubres
- Pia única para lavar materiais utilizados para manuseio de agrotóxico, higiene pessoal, lavagem de roupas
- Falta de acesso à água potável
A ação contou com o apoio do Ministério do Trabalho e Previdência, Ministério Público do Trabalho (MPT) , Ministério Público Federal, Polícia Federal e Defensoria Pública da União (DPU).
De acordo com os fiscais do Ministério do Trabalho e Previdência, na próxima semana os trabalhadores devem receber as indenizações pelo trabalho.
Fonte: G1