Com sessões gratuitas, CineSolar visita comunidade de Vargem Bonita, no Park Way, na sexta-feira (29). Projeto já passou por cerca de 600 cidades do país e ingresso é de graça
O CineSolar, primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil, chega à comunidade de Vargem Bonita, no Park Way, com sessões gratuitas na sexta-feira (29) a partir das 18h. A tela será montada na Feira do Produtor.
O furgão do CineSolar é adaptado com as placas fotovoltaicas no teto (saiba mais abaixo). O projeto, que completa 10 anos em 2023, já passou por cerca de 600 cidades no país e no DF vai ter duas sessões em Brasília:
🎥 18h: 1ª sessão: curtas-metragens infantis e ambientais do CineSolar
🎥 19h: 2ª sessão: curtas-metragens do Circuito Tela Verde
Curtas-metragens com temas infantis e ambientais com o tema “Protagonistas do Amanhã: Moldando o Futuro” serão exibidos nas sessões que contam com distribuição de pipoca (veja lista de curtas abaixo). O público ainda pode visitar o furgão, que carrega todo o cinema e se transforma em uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz.
☀️ Quantas histórias a luz do sol já contou?
O CineSolar já percorreu mais de 250 mil quilômetros pelo país e realizou 1.870 sessões. Foram cerca de 180 filmes exibidos em 10 anos do projeto. Além do cinema, houve também 576 oficinas para 284 mil pessoas.
O projeto busca democratizar o acesso às produções audiovisuais – principalmente as nacionais – e promover ações e práticas sustentáveis. A proposta trata dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostas pela Organização das Nações Unidas (ONU).
- ENTENDA: Quais são as 17 metas propostas pela ONU para o desenvolvimento sustentável do planeta
Como funciona o CineSolar?
O furgão do CineSolar é adaptado com as placas fotovoltaicas no teto e carrega todo o cinema: as 120 cadeiras e banquetas, os sistemas de som, projeção e de conversão de energia e armazenamento – que garantem 20 horas de autonomia e funcionamento.
O automóvel ainda se transforma em uma estação móvel de ciências, arte e tecnologia com iluminação e decoração especial – feita com materiais reciclados e objetos com princípios de magnetismo e eletricidade como laser e bola de plasma. O veículo mostra como a luz do sol se transforma em energia elétrica.
O projeto conta com dois cinemas móveis, que foram grafitados e batizados de Tupã e Mahura. Os veículos já geraram mais de 3 milhões de watts – equivalente a um ano e três meses de uma geladeira ligada.
O CineSolar integra a Solar World Cinema, uma rede internacional de cinemas itinerantes movidos a energia solar, com a participação de vários países como Holanda, África do Sul, Nepal, Chile, Croácia e Austrália, entre outros.
A 7ª edição do CineSolar é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com apoio da Unipaz (Universidade Internacional da Paz), do Circuito Tela Verde, da Administração Park Way e da Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira.
🎞️ Filmes exibidos na 1ª sessão, às 18h
Todos os filmes da primeira sessão são infantis e são nacionais de estados como Minas Gerais, Alagoas, Rio de Janeiro e Goiás. Veja lista abaixo:
🍿 ‘A Incrível Aventura das Sonhadoras Crianças contra Lixeira Furada e Capitão Sujeira’: Quando o lixo só cresce e os adultos não dão conta do problema, crianças entram em ação para derrotar os inimigos do bairro: Lixeira Furada e Capitão Sujeira.
🍿 ‘Trincheira’: Num aterro de lixo, um garoto observa o imponente muro de um condomínio de luxo. Gabriel usa de sua imaginação para construir seu mundo fantástico.
🍿 ‘Pedro e o Velho Chico’: Após acordar de um pesadelo, o garoto Pedro fica assustado com o destino do planeta. O menino recebe do catador de material reciclável “Seu Chico”, um diário que o convida para uma viagem mágica pelo rio São Francisco.
🍿 ‘Valentino’: Valentino tem nove anos, quando é apresentado à música por sua amiga da mesma idade, Sofia. Ele se encanta e um novo mundo se abre ao pequeno garoto. Valentino decide ser músico. Só um detalhe: ele possui surdez profunda.
🍿 ‘Lily’s Hair’: Lily é uma garota negra que não gosta de seus cabelos. Com a ajuda de Caio, seu amigo cadeirante, tenta ter os cabelos do jeito que sempre sonhou.
🍿 ‘Procura-se’: O filme conta a aventura de três crianças que rompem a fronteira social motivadas pelo sentimento sincero por um cachorrinho de estimação.
🍿 ‘Disque Quilombola’: Crianças do Espírito Santo conversam de um jeito divertido sobre como é a vida em uma comunidade quilombola e em um morro na cidade de Vitória.
🎞️ Filmes exibidos na 2ª sessão, às 19h
Os curtas do Circuito Tela Verde também são títulos brasileiros de estados como Amazonas, Maranhão e Rio de Janeiro. Confira a lista:
🍿 ‘Mar a vista em: Cuidando dos Corais’: O parente do Dr. Dan está doente e imediatamente a turma do Mar à Vista vai investigar o motivo. O que será que tem feito os corais da região adoecerem? Vamos descobrir!
🍿 ‘Projeto Guardiões do Peixe boi Marinho na Apa Costa dos Corais’: O vídeo documentário conta um pouco da história da Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais, criada em 1997, com uma importante atuação de jovens e crianças. A região tem a presença marcante do peixe boi marinho.
🍿 ‘Reciclando e cultivando com amor’: O vídeo foi desenvolvido pelos alunos do curso Técnico de Agroecologia do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) campus Bacabeira. Nesse curta metragem, os alunos expõem sobre a importância da reciclagem como uma prática importante para a preservação do meio ambiente.
🍿 ‘O canto do Rio’: O filme é uma narrativa poética sobre as águas do rio Macaé (RJ). O canto significa o ato de cantar, narrar o seu percurso. Porém, o canto também significa a margem, a borda, o esquecimento.
Programe-se
CineSolar
- Quando: Sexta-feira (29), às 18h e às 19h
- Onde: Espaço Feira do Produtor de Vargem Bonita – Quadra 16 e 17
- Local em caso de chuva: Associação Clube Nippo Brasileiro – Quadra – Lote 10
- Entrada gratuita
Fonte: G1