Bacia de contenção transbordou no Sol Nascente e provocou estragos em invasão. Terminal aéreo da capital precisou operar por meio de instrumentos e chegou a ter pousos desviados
A chuva causou estragos no Distrito Federal entre a noite desta sexta-feira (18) e a madrugada deste sábado (19). Casas derrubadas, ruas alagadas e voos cancelados foram algumas das consequências do tempo chuvoso na capital.
No Sol Nascente, uma bacia de contenção transbordou, inundou e derrubou casas de uma invasão. Imagens do local mostram que carros foram arrastados pela água e algumas residências foram completamente destruídas.
Colchão, armários, geladeira e fogão foram arrastados pela água (veja foto acima). Por conta dos estragos, a Defesa Civil precisou montar um “gabinete de crise” para acompanhar os danos às estruturas. De acordo com o Corpo de Bombeiros, não houve vítimas.
Já em Ceilândia, no Setor O, casas foram inundadas e, em uma delas, o Corpo de Bombeiros precisou fazer um buraco no muro para escoar a água. Na região, não houve registro de feridos.
Problemas no aeroporto
Por causa da chuva nesta sexta-feira, houve atrasos e cancelamentos de voos no Aeroporto Internacional de Brasília. Com o tempo chuvoso, que atrapalhou a visibilidade, o terminal precisou operar por instrumentos.
De acordo com a Inframerica, à frente da gestão do aeroporto, 17 voos com pouso previsto em Brasília foram alterados para os terminais de Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG), Uberlândia (MG) e Ribeirão Preto (SP). Além disso, outros 15 voos com decolagens previstas para a noite registram atrasos.
Ao todo, foram quatro cancelamentos. Na manhã deste sábado (19), a Inframerica informou que a operação foi normalizada e não houve registro de atrasos.
Chuva deve continuar
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que o tempo chuvoso deve continuar no Distrito Federal pelos próximos dias. A tendência é de que as chuvas se mantenham intensas, inclusive com possibilidade de tempestades.
O meteorologista Olívio Bahia disse que, principalmente neste sábado e domingo (20), o tempo deve ficar com “bastante nebulosidade” e condição de chuva “a qualquer hora”. “As pancadas mais intensas devem ser à tarde e à noite”, afirmou.
De acordo com o especialista, as chuvas podem causar estragos, como os que ocorreram nos últimos dias. “Podemos ter, inclusive, registro de granizo e raios”, disse.
Para o restante da semana, o meteorologista afirma que o tempo deve seguir quente, abafado e com pancadas de chuvas. “Alertas serão renovados todos os dias”, afirmou.
Segundo Olívio, algumas estações meteorológicas já registraram mais chuvas do que o previsto para o mês de novembro, que são 253 milímetros. Veja quanto choveu no DF até este sábado:
- Águas Emendadas (Planaltina): 364 mm
- Plano Piloto: 336 mm
- Brazlândia: 171 mm
- Gama: 160 mm
- Paranoá: 135 mm
Fonte: G1