Jardins Mangueiral, Paranoá e São Sebastião terão apresentações gratuitas por meio do projeto ‘Brinque, Dance e Cante – É o Nordeste Itinerante’, apoiado pelo FAC
A cultura nordestina vai dar o ar da graça em três regiões administrativas (RAs) neste fim de semana. Trata-se do projeto “Brinque, Dance e Cante – É o Nordeste Itinerante”, que levará apresentações gratuitas de forró, teatro de mamulengo, repente e coco de embolada a Jardins Mangueiral, Paranoá e São Sebastião. Com recursos de R$ 60 mil do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), as apresentações começam nesta sexta-feira (24), no Mangueiral.
A ideia é promover o encontro, a integração e a interação dos músicos e artistas da cultura nordestina com a população de Brasília – uma das capitais com o maior número de migrantes do Nordeste, proporcionalmente. em todo o país. Festivais como esse já passaram em feiras de outras cidades, como Ceilândia (Guariroba), Samambaia e Santa Maria ao longo de 2022.
Entre as atrações, destaque para o show de mamulengos apresentado pelo grupo Fuzuê, que faz a alegria da criançada com a peça Benedito, abençoado e Bendizido. Também subirão ao palco os poetas repentistas Ramalho de Oliveira e Messias de Oliveira e os emboladores Azulão da Mata e Pardal da Saudade. Haverá ainda animadas sessões de forró.
Segundo o produtor cultural e também repentista Francisco de Assis, conhecido como Neném, o projeto gera cerca de 40 empregos em toda a cadeia produtiva. E vem em momento oportuno. “Acabamos de ver o Nordeste em ascensão no Carnaval do Rio, com a vitória da Imperatriz Leopoldinense, uma escola que mostrou o repente, a literatura de cordel, entre outras manifestações culturais. Vamos reforçar isso”, afirma.
Serviço
‘Brinque, Dance e Cante: É o Nordeste Itinerante’
→ Locais: Jardim Mangueiral, Paranoá e São Sebastião
Sexta (24)
Praça de alimentação em frente à Quadra 13 do Jardins Mangueiral
→ A partir das 19h: Teatro de Mamulengo Fuzuê, repentistas Ramalho de Oliveira e Messias de Oliveira, emboladores de coco Azulão da Mata e Pardal da Cidade e Trio Forró B’jú.
Sábado (25)
Praça Central do Paranoá
→ 9h: Teatro de Mamulengo Fuzuê
→ 10h: Dupla de repentistas – Ramalho de Oliveira e Messias de Oliveira
→ 11h: Dupla de emboladores de coco Azulão da Mata e Pardal da Cidade
→ 12h: Forró Farol da Barca.
Domingo (26)
Feira Permanente de São Sebastião
→ 9h: Teatro de Mamulengo Fuzuê
→ 10h: Dupla de repentistas Ramalho de Oliveira e Messias de Oliveira
→ 11h: Dupla de emboladores de coco Azulão da Mata e Pardal da Cidade
→ 12h: Chicão do Forró e os Brasas do Nordeste.