A remoção de entulhos das vias públicas envolve um custo anual de mais de R$ 28 milhões. Ação será direcionada ao lixo proveniente de pequenas obras
Móveis abandonados em locais descampados. Bueiros obstruídos. Entulhos, restos de obras e podas acumulados em terrenos baldios. Cenas como essas se repetem todos os anos no Distrito Federal. Só em 2021, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) retirou uma média mensal de aproximadamente 51 mil toneladas de entulhos das ruas do DF.
A remoção de entulhos das vias públicas envolve um custo anual de mais de R$ 28 milhões, recurso que poderia ser investido em outras ações de interesse público se a população depositasse esses materiais nos locais corretos. Diante disso, a Adasa lançará, nesta quarta-feira (8), uma campanha sobre o descarte de resíduos provenientes de pequenas obras.
Alinhado ao tema dessa ação, também será divulgado o segundo episódio do programa Entre no Fluxo com a Adasa, realizado em parceria com a TV Câmara Distrital.
A ideia é promover os pontos de coleta voluntária de resíduos de construção, mais conhecidos como papa-entulhos. Além de poluir as ruas e causar impactos negativos ao meio ambiente, o descarte incorreto contribui para a proliferação de doenças.
“Como reguladora dos serviços de limpeza urbana, a Adasa edita as normas para garantir a qualidade da prestação desses serviços realizados pelo SLU, que tem feito um grande esforço para manter a cidade limpa, tendo em vista a quantidade de resíduos de obra e entulhos jogados em vias e áreas públicas”, afirmou o presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro.
“Entendemos que o cidadão também precisa fazer a sua parte e levar esses resíduos a um local autorizado. Por isso, lançamos a campanha, para que as pessoas sejam incluídas nesse processo e orientadas a fazer o descarte corretamente”, ressaltou.
A campanha e o programa foram realizados em parceria com o SLU e apoiados pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Sinduscon e Sistema Fibra. O descarte certo nos papa-entulhos beneficia a cidade, o meio ambiente e os catadores e cooperativas que reciclam o material.
“Essa campanha é da maior importância, pois precisamos unir esforços para orientar e conscientizar a população sobre o descarte correto de resíduos. Quem não conhece o papa-entulho, na hora de descartar seus resíduos de obras, deixa em qualquer terreno a céu aberto, colocando em risco a saúde pública. É um dever do cidadão fazer a coisa certa. A Adasa, como agência reguladora, está de parabéns pela iniciativa”, declarou o diretor-presidente do SLU, Silvio Vieira.
No mesmo dia, a Adasa também lançará o Painel de Informações de Resíduos Sólidos. A ferramenta, disponível no site institucional da agência, apresenta de forma objetiva e acessível dados relacionados à gestão de resíduos sólidos urbanos no DF.
Na área de interação, o internauta encontrará um infográfico com os principais números sobre a operação e aspectos econômico-financeiros dos serviços prestados pelo SLU, além de um panorama do monitoramento das metas e indicadores definidos no Plano Distrital de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PDGIRS).
Desde 2018, a Adasa publica em seu site o acompanhamento dos indicadores do PDGIRS por meio de relatórios. Para a superintendente de Resíduos Sólidos do órgão, Élen Dânia dos Santos, o novo formato permitirá que mais pessoas acessem dados que englobam desde a coleta até a disposição final dos resíduos.
“Vamos possibilitar, por meio de uma maneira mais didática e acessível, que os usuários conheçam essas informações sobre os resíduos sólidos que geramos no DF, e ao mesmo tempo, promover a sensibilização para índices que estão abaixo das metas estabelecidas no plano, como os da coleta seletiva”, explicou.