‘Minha filha morreu nos meus braços’, conta Gabriella Alves
Uma bebê de 8 meses morreu com dengue e Covid-19, após ser liberada por três unidades da rede pública de saúde do Distrito Federal (veja detalhes mais abaixo). Gabriella Alves, mãe de Helena, conta que chegou a levar a criança em dois hospitais e uma UBS antes do óbito, que ocorreu na última quarta-feira (28). “Minha filha morreu nos meus braços. Ela já chegou no hospital morta, já não estava respondendo”, relata.
Segundo Gabriella, a bebê começou a ter febre na madrugada de domingo, 25 de fevereiro. Helena foi levada para o Hospital de Planaltina, que estava lotado. Depois de passar pela triagem, foi mandada para casa.
Em seguida, a mãe levou a bebê para uma UBS, onde diz que foi bem atendida e orientada a fazer um exame de sangue para ver as plaquetas da criança. Gabriella conta então que levou Helena para o Hospital de Sobradinho.
“Como ela só estava febril, eles não me atenderam. Fiquei sete horas esperando atendimento para a minha filha. Juntamos uma galera lá para falar com a diretora [do hospital], e aí sim que conseguimos atendimento”, lembra a mãe.
Ainda segundo Gabriella, depois de fazer o hemograma e dar soro para Helena, a médica disse que não iria manter a bebê internada porque ela estava sem febre e, portanto, estaria bem. A mãe conta que passou a tratar a menina com medicamentos prescritos, em casa.
Na noite de terça-feira (27), porém, ela conta que a filha vomitou muito e sentiu muita sede. Na manhã de quarta-feira, Helena já estava fraca e com as extremidades do corpo frias.
“Quando cheguei no Hospital de Planaltina eu tive todo o amparo. Eles ficaram uma hora reanimando ela, deram dez doses de adrenalina. Se houve erro, foi no Hospital de Sobradinho”, diz Gabriella.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/v/A/J8NF6HQPyHWVPgQ7dtUw/whatsapp-image-2024-03-02-at-20.24.29.jpeg)
Gabriella conta ainda que, em nenhuma das unidades de saúde que passou, foi pedido teste de Covid-19 para a filha. No entanto, ela diz que, segundo o médico, o que causou a morte de Helena foi a dengue.
Na certidão de óbito da bebê, a causa da morte consta como parada cardiorrespiratória, dengue e PCR positivo para Covid-19 (veja imagem acima).
“Eu preciso de justiça para minha filha e mais que isso, fazer um alerta para as mamães de todo o Brasil. A dengue está matando porque os hospitais não estão fazendo nada”, diz Gabriella.
Dengue no DF
O Distrito Federal registrou 77 mortes por dengue em 2024, segundo dados atualizados pelo Ministério da Saúde, na sexta-feira (1º). De acordo com o painel de monitoramento, Brasília soma 102.757 casos prováveis da doença.
A capital federal segue como a unidade da federação com mais óbitos provocados pela doença. No Brasil, são mais de 1 milhão de casos prováveis e confirmados; 258 mortes confirmadas e outros 651 óbitos seguem em investigação.
Fonte: G1