Uma cidade jovem com raízes antigas
Arniqueira tem se destacado como uma cidade em pleno desenvolvimento comercial, com ênfase no setor gastronômico, de lazer e de entretenimento. Quando se observa que a Região Administrativa de Arniqueira tem apenas seis anos de emancipação, pode-se imaginar que a cidade não possuía uma estrutura comercial bem delineada e servida. É aí que se encontra o grande engano, pois a RA 33 foi formada por bairros que já existiam há décadas.

Bar do Charles: Estilo próprio e sofisticação no coração do Areal (Foto: JCBertolucci)
A criação de Arniqueira só foi possível graças à união de áreas antigas, como o Areal, o Setor Habitacional Arniqueira (SHA) e a Área de Desenvolvimento Econômico (ADE). Exceto o SHA, o comércio no Areal e na ADE já estava consolidado. Nesse contexto, o Areal, que no passado pertenceu a Taguatinga e depois integrou Águas Claras, tornou-se um dos bairros mais importantes da recém-criada RA 33.

O comércio pujante do Areal
Com toda essa trajetória, o Areal já contava com um comércio forte, formado por lojas variadas, feira livre, bares, restaurantes, lotérica, farmácias, supermercados e uma infinidade de pequenos estabelecimentos que atendiam plenamente seus moradores.
Foi nesse cenário de vitalidade comercial que surgiu o inconfundível Bar do Charles. A história começou na QS 08 do Areal, há 17 anos, pelas mãos do jovem cearense de Independência, Charles Aparecido Alves Cavalcante.

Bar com gastronomia de ponta, música ao vivo e futebol democrático (Foto: JcBertolucci)
Do boteco ao bar de referência
De um simples bar, inaugurado em 2008 com a proposta de gastronomia de boteco, mesas de bilhar e um ponto de encontro para os amantes do futebol, Charles foi transformando a pequena casa em um espaço estruturado, que hoje ocupa lugar de destaque como ambiente ideal para curtir bons momentos de descontração. Seja sozinho, com a família ou entre amigos, o Bar do Charles tornou-se referência em comida de qualidade, bebidas geladas e um clima que provoca inveja em muitos bares do Distrito Federal.
O bar permanece na QS 08, mas agora com um espaço maior, decoração de bom gosto e estrutura pensada para receber clientes de diferentes torcidas. Tricolores das Laranjeiras, rubro-negros, botafoguenses, vascaínos, palmeirenses, são-paulinos, gremistas, colorados ou apaixonados pelos clubes nordestinos — como Bahia, Vitória e Sport — todos encontram ali televisões estrategicamente posicionadas e um ambiente vibrante para acompanhar as partidas.
Petiscos e música para todos os gostos

E onde tem cerveja gelada, não faltam petiscos de qualidade. No Bar do Charles ninguém fica de barriga vazia, a não ser que queira. Coxa e sobrecoxa, torresmo, pastéis, quibes e iscas de peixe dividem espaço com pratos mais elaborados, como carne de sol, costelinha suína e frango a passarinho. A fartura e o sabor são marcas registradas.
Mas o cardápio não é o único destaque. Charles apostou também na música ao vivo, oferecendo rodas de samba, pagode, MPB e sertanejo em um ambiente acolhedor, familiar e amigo. Hoje, o bar comporta até 160 pessoas e conta com quatro funcionários, mantendo viva a essência de um espaço criado para celebrar a boa convivência.
Um olhar para o futuro de Arniqueira
Além de empresário, Charles é um cidadão atento à realidade de sua cidade. Questionado sobre o futuro de Arniqueira, ele destacou a importância de investimentos em infraestrutura, regularização fundiária e qualidade de vida:
— “Espero que Arniqueira continue seu desenvolvimento com foco em obras de asfalto, calçadas e galerias pluviais, além da construção de novas escolas. Também é fundamental melhorar o transporte público, criar novas linhas de ônibus e construir um terminal rodoviário. O incentivo a micro e pequenas empresas, com foco em inovação e tecnologia, pode impulsionar ainda mais a economia local. Espaços culturais e atividades de lazer são fundamentais para o desenvolvimento social. E, claro, precisamos de mais policiamento para garantir a segurança de todos”, afirmou.
Raízes profundas, futuro promissor

A fala de Charles reflete o espírito empreendedor e participativo que tem marcado a história de Arniqueira: uma cidade jovem como região administrativa, mas com raízes profundas, comércio pulsante e cidadãos que acreditam no futuro da comunidade.