Antirrábica: veja onde vacinar cães e gatos neste sábado, no DF

gato.jpg

Profissional vacina gato, no DF — Foto: Breno Esaki/Agência Saúde-DF

São 60 pontos de imunização em funcionamento, das 9h às 16h. Confira endereços e orientações para tutores

http://www.instagram.com/gov_df

A campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos continua neste sábado (6), no Distrito Federal. De acordo com a Secretaria de Saúde, 60 pontos de imunização estão abertos.

A pasta informou que os locais de vacinação funcionam das 9h às 16h. A orientação da pasta é de que os tutores levem cães com coleira, guia e focinheira.

  • Veja aqui os pontos de imunização contra raiva no DF.

Para os gatos, a recomendação é de que os animais sejam levados em caixas de transporte. A Secretaria de Saúde informou ainda que, em 30 dias de campanha, vacinou 141 mil pets na capital.

O que é raiva?

Segundo a Secretaria de Saúde, “a raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos e pode ser transmitida aos humanos (antropozoonose) pela mordedura, lambedura e arranhadura de animais infectados com o vírus da raiva”.

O distúrbio é caracterizado por sintomas neurológicos e, de acordo com a pasta, “é uma doença quase sempre fatal (praticamente 100% dos casos evoluem para óbito), para a qual a melhor medida de prevenção é a vacinação pré ou pós-exposição”.

O vírus é transmitido pela saliva dos animais. A SES-DF afirma que “o último caso diagnosticado de raiva em cães foi em 2000 e, em gatos, no ano de 2001”.

Cachorro recebe vacina antirrábica em posto no DF — Foto: Andre Borges/Agência Brasília

Morte no DF

O jovem foi infectado em 21 de maio, após ser arranhado por um gato. Esse foi o primeiro caso de raiva humana em 44 anos na capital. Antes, um outro caso tinha sido registrado, em 1978, e o paciente era uma criança, que também morreu.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

scroll to top