Vendaval deve continuar nos próximos dias, segundo Inmet. Fenômeno pode provocar queda de galhos de árvores
O Distrito Federal está em estado alerta devido a um vendaval que atinge a capital. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os ventos podem chegar a 60 km/h, nesta sexta-feira (21).
Para o fim de semana, a previsão é de que o vendaval continue (veja detalhes abaixo). Segundo a meteorologista Jeane Lima, a capital está em alerta amarelo, o que significa “perigo potencial”.
Segundo a especialista, o vendaval é causado por uma alta subtropical do Atlântico Sul. “Ela está um pouco mais intensa e favorece as rajadas”, explicou.
Outro fenômeno provocado pelo vento é a sensação térmica mais fria. Apesar da temperatura mínima registrada nesta sexta ser de 14°C, os brasilienses sentiram mais frio por causa do vendaval.
À tarde, os termômetros ainda podem atingir os 24°C. Além disso, a umidade relativa do ar varia entre 90% e 40%.
O Inmet explica que devido ao fenômeno, há “baixo risco de queda de galhos de árvores”. A orientação do instituto em casos de rajadas de vento é a seguinte:
- 🌳 Não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas
- 🚗 Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda
- ☎️ O ideal é buscar informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)
Fim de semana
A meteorologista diz ainda que, durante o fim de semana, o vendaval deve continuar. “A tendência é de que os ventos continuem até domingo (23), mas devem diminuir durante a tarde”, afirmou.
Além disso, a especialista afirmou que a tendência é de que os próximos dias sejam de sol com poucas nuvens. Não há previsão de chuvas.
Fonte: G1